Esse é o tipo de receita que você só pode fazer naquele dia que está de papo pro ar, sem compromisso e de bem com a vida.
É tudo muito simples, mas leva um tempo.

Pois bem, eu consegui com uma amiga (os pais dela moram no interior de Farroupilha, uma cidade vizinha a nossa) um leitinho direto da fonte, leia-se da vaca e eu acho, que esse é o grande segredo do doce de leite.
Nunca tentei fazer com leite de caixinha, realmente por não acreditar que o resultado seja bom.

A receita:
Coloque dois litros de leite em uma panela, 5 cravos, suco de um limão e deixe ferver.
Depois que levantar fervura, acrescente o açúcar a gosto. Eu coloquei 10 colheres de sopa.

Pronto.
Agora é o tempo de ferver, ferver e ferver.
Com o passar do tempo, essa mistura vai reduzir muito.
Dos dois litros de leite, eu tirei duas taças de doce.
O meu processo todo demorou em torno de 2 horas, sendo que nos últimos 30 minutos, fiquei mexendo o tempo todinho.
Para acompanhar (se é que precisa) eu fiz um pãozinho, que coincidentemente (ou não) ficou pronto 2 minutos antes de eu retirar o doce de leite da panela.
Tudo isso numa linda tarde de domingo.

Beijim,
Márcia

Um Comentário

  1. Tem coisas que valem à pena pela poesia! Fazer doce de leite é uma delas!
    Ficou lindo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos