Autor: Bruno Atti
Título Original: Fixação
Páginas: 256
Ano: 2018
Gênero: Romance
Editora: Quatrilho Editorial


Dr. Carlos Vieira é um psiquiatra que recebe a visita de uma paciente inesperada. Carina Kross se apresenta dizendo que não necessita de terapia, apenas de um par de ouvidos para poder desabafar sobre o que vem lhe atormentando. Na medida em que o intrigante caso de Carina é apresentado a ele, Carlos percebe que algo está errado. Não somente com a história em si, mas também da maneira com que ele começa a se sentir e envolver-se com a trama, assim como, com sua misteriosa paciente.


Carlos Vieira é um médico psiquiatra na famosa capital gaúcha, Porto Alegre. Por mais que agora ele se importe com os seus pacientes há um ano atrás ele estava em um buraco sem fundo, envolto em vícios após a separação de sua esposa.

O que ele encontrou para afogar as suas mágoas foi a bebida, a cocaína e mais mulheres e assim conseguiu fazer com que até sua filha não o quisesse mais vê-lo e isto já fazia anos. Agora ela estava adulta e não queria sequer conversar com ele por telefone, imagina ver ele pessoalmente. A mágoa pela esposa ter encontrado outra pessoa também não tinha passado, mas ele também não tinha se esforçado o suficiente, pois pensava em trabalho o tempo todo para que o luxo não desaparecesse.

Seu consultório fica localizado em um bairro chique de Porto Alegre. Os pacientes agora são muitos e sua secretária, Magda, é a pessoa perfeita que cuida de tudo para Carlos. Depois de sofrer um grave acidente e passar por uma experiência de pós-morte, ela faz de tudo para viver de uma forma mais tranquila ao lado de sua sobrinha.

"O rosto de Carina Kross pareceu ter sido tomado por uma sombra quando ela mencionou aquela última frase. Uma sombra que sumiu logo que o barulho do bipe começou a berrar anunciando que o tempo da consulta havia se encerrado." Pág. 65

Carina Kross caminha pelas ruas de Porto Alegre procurando o endereço do psiquiatra. Não que precise mesmo de um, mas de fato contar aquela história para alguém precisa ser feito antes que ela realmente enlouqueça. Todos aqueles acontecimentos estranhos não saem da sua cabeça.

Ter saído de Nova Petrópolis onde morava com seus avós, depois ido para Porto Alegre e conseguido uma vaga na faculdade em Campinas aconteceu muito rápido. Medicina não era fácil e sabia que precisava estudar muito. Conheceu algumas amigas e até um namorado, mas aos poucos tudo foi ficando estranho e no fim as amizades se desfizeram.



"Carlos olhava, completamente atônito, para aquelas frases que ocupavam a primeira página inteira do bloco. Escritas de forma desconexa e desordenada , porém de maneira a tentar fazer como se aquilo tivesse sido a transcrição de uma conversa. Ele se mantinha em silêncio e suava frio ao ameaçar virar a página." Pág. 73
Mas as cenas finais ela não esquecia. Tinha voltado para Porto Alegre e precisava contar ao psiquiatra. Então lá estava, na frente daquele doutor e prometeu que em apenas quatro sessões contaria tudo, sem pontas soltas e sem ajuda após isso.

E foi assim que eles se conheceram e que tudo virou um pesadelo total.

Como começar a descrever esta história? Eu ainda estou presa ao final dela. Cada vez que apago a luz ao dormir relembro o final da história. 

Bruno Atti é um autor conterrâneo, gaúcho da minha cidade de Caxias do Sul, mas infelizmente até então eu não o conhecia. Ainda bem que pelos rumos do destino consegui entrar em contato com a escrita do autor que possui além desta obra mais dois livros publicados. De início fiquei meio ressabiada por não conhecer muito da obra, porém somente a primeira frase da sinopse já me deixou intrigada.

"Naquela noite eu recebi mais três ligações daquele número... Todas do mesmo jeito... Eu atendia e nada... Só o barulho que parecia ser de alguém respirando do outro lado da linha... Fui dormir e, quando o despertador tocou, no dia seguinte, eu vi que tinha uma mensagem no celular daquele número..." Pág. 103

Os primeiros capítulos mostram a apresentação da vida de Carlos Vieira e de Carina Kross, os personagens principais da trama. Confesso que a única coisa que me incomodou na leitura foi que os pensamentos e alguns diálogos que aparecem possuem uma característica muito forte em palavrões e agressividade, como se os personagens estivessem sempre com raiva ou fossem sarcásticos.

Porém sobra pontos positivos. O primeiro deles é o conhecimento do autor na linguagem coloquial regional. Eu moro no Rio Grande do Sul há mais de vinte anos e mesmo assim não saberia escrever da mesma forma os trejeitos gaúchos ou até a cultura geral.

Outra questão é o suspense colocado. Como a história se passa em quatro sessões entre paciente e psiquiatra eu ficava esperando que tudo acontecesse rapidamente para entender oque estava acontecendo, mas os capítulos intercalados me deixavam cada vez mais curiosa a ponto de querer ir para a última página de uma vez e saber o resultado. 


É uma loucura sem fim. Os capítulos mostram que depois da primeira sessão vão acontecendo coisas diferentes na vida de cada um e também o que aconteceu na vida de Carina Kross. Posso dizer que é tudo tão inexplicável que parece que de uma ora para outra tudo vai ser consumido.

Mas tudo tem um sentido. Um após o outro. E choca. E surpreende. E vai e volta e as reviravoltas não param mais. E o que eu achei que seria uma história natural se tornou um suspense meio de terror. Os capítulos são rápidos e fluídos e as páginas da edição são brancas.

Agora o final. Ainda estou escrevendo e pensando no final. Tem acontecimentos extraordinários em diversos momentos. O livro não vai deixar a monotonia tomar conta. Tem aquele suspense e depois a calmaria e logo em seguida o suspense todo de novo e quando eu imaginei que saberia o que seria o desfecho veio o golpe fatal. Afinal, o que mais esperar de um livro além de que ele não deixe pontas soltas, certo?

Então não espere nenhuma ponta solta neste livro! E boa leitura!


7 Comentários

  1. Olá!
    Caramba fiquei curiosa com essa leitura. Doida pra saber o que aconteceu após esse encontro desses personagens. Pensei inicialmente em um drama, mas ai está repleto de mistério e até terror.
    Preciso saber esse final..rs... preciso ler!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Oi Greice! Não conhecia o livro ou o autor e confesso que fiquei bastante curiosa com a premissa! Primeiro pela história do médico, que parece se deixar afundar num buraco por causa da separação, do afastamento da filha.. E depois por essa mulher que chega contando essas coisas misteriosas, que parecem não fazer sentido, mas que ocupa e trás o mistério no caso.. Gostei muito e estou curiosa! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Oie amore,

    Não conhecia o livro até então.
    Parece ser bem interessante e intenso.
    Adorei a resenha e as fotos.
    E que quotes bem escolhidos!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei desse suspense todo, e fiquei curiosa para saber o que acontece depois desse encontro. Gostei bastante do enredo, e principalmente por se passar em Porto Alegre, cidade que eu moro. ♥
    Não conhecia essa obra, mas já entrou para os desejados.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Eu não fazia ideia de quem era o autor antes de ler sua resenha e menos ainda de que esse livro existia. No entanto, agora eu sei com toda certeza de que preciso ler esse livro o mais rápido possível. Adorei a resenha e o livro já está na minha lista de desejados.

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas parece que ele tem um enredo realmente envolvente. Achei a premissa bem interessante e achei legal saber que a trama tem tantas reviravoltas. No entanto, acho que não faz meu estilo de leitura. Eu já não sou muito de ler suspense e saber que esse caminhou para o lado do terror me desanima totalmente.
    De qualquer forma, gostei da resenha e acredito que, para quem gosta do gênero, pode ser uma ótima indicação de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Greice,
    a primeira vista esse não é um livro que despertaria minha atenção, a história me pareceu bem mediana mas conforme fui lendo suas impressões, menina! Como faço agora? Essa trama parece ter tudo e mais um pouco do que eu costumo gostar em livros do tipo, acontecimentos inexplicáveis e reviravoltas surpreendentes já me deixam sedenta, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos