O título deste post vai até parecer ofensivo para muita gente e acredito que no momento que eu faço parte de um grupo de pessoas que propaga um conteúdo para outras, precisa estar atenta ao fato do que vou espalhar e discernir o que é certo e o que é errado, conforme ao que acredito em relação a crenças e valores.

Eu me dedico à leitura há muitos anos e obviamente antes não havia este acesso à Internet ou algo do tipo, era tudo na base de bibliotecas e livros físicos. Assim, acredito que a pirataria não era um marco tão forte, uma vez que eu sempre estava na biblioteca copiando trechos de livros ou pegando livros emprestados para ler.

A questão que trago hoje aqui é sobre a pirataria de livros, especificamente os de literatura.




Qual a razão de eu ser contra a todas as formas de pirataria?

Muita gente que vai ler vai alegar que por eu ser blogueira e ter parcerias com editoras eu ganho os livros que desejo ler e desta forma fica mais fácil para mim não ter que desembolsar um valor mensal para poder ler as obras que eu desejo. Bem, em primeiro lugar eu quando comecei este blog não tinha parceria nenhuma e mesmo assim lia livros que pegava nas bibliotecas da minha universidade e da minha cidade. 

Até pouco tempo atrás não era fã de ler livros em e-book e sempre que via pessoas compartilhando material assim colocava a minha opinião contrária a este fato. Afinal, se estamos sempre reclamando da corrupção do nosso país, qual o motivo para termos que contribuir com ela? Não adianta alegar que é só um livro, pois é importante salientar que se você não aceita trabalhar de graça, precisa aceitar que quem escreve as obras e quem edita e publica também precisa gerar seus lucros.

Além disto, quantos autores independentes lançam suas obras na intenção de obter visualizações e lucros e veem todo o seu trabalho sendo passado de leitor para leitor de maneira pirata? Imagine você no lugar de uma autora? Sim, estamos com valores que podem ser um pouco altos, mas que também podem ser trabalhados conforme o mercado se adapta.



Muitas obras não são publicadas por editoras porque não houve exito na compra do livro, porém a pirataria dele foi enorme e a leitura maior ainda, mas não gerou números exponenciais para a editora aceitar publicar mais obras do autor. E sou assim com diversas coisas: Tv à cabo, filmes, energia elétrica.

Me tornei assinante do Kindle Unlimited da Amazon pois assim posso ler livros com tranquilidade e já saí de grupos de Whatsapp pois ficavam repassando e-books piratas. É injusto com o trabalho de quem escreve. É injusto com o trabalho de quem coloca as horas produzindo conteúdo. 

Caso você deseje conhecer os livros gratuitos que são baixados no Amazon, pode conhecer clicando aqui, que foi onde conheci o site sem nenhum custo e o Unlimited te dá a chance de conhecer a ferramenta por 30 dias. 

As pessoas querem sempre ganhar as coisas mas não se esforçam para alavancar de forma honesta um mercado ao qual ama tanto. 

Pense nisso se você lê livros de forma ilegal. Trabalhe neste aspecto e contribua para que a pirataria não se torne maior a cada dia. Se você não quer ser roubada em nenhum aspecto da sua vida, tente não fazer com ninguém em nenhum aspecto, este é sempre o meu lema.




9 Comentários

  1. Olá!
    Adorei sua postagem. Vejo gente brigando e criticando o autor por ele defender o fato de não querer seus livros repassados nos famosos arquivos em PDF que rola nos grupos, muitas vezes até rola ofensas bem sérias e fico passada com tamanha hostilidade.
    Eu amo comprar livros, mas não é sempre que estão em promoção ou da pra comprar mesmo, então há uns três anos sou assinante do Kindle Unlimited e foi a melhor coisa que fiz, muitas editoras tem adquirido também colocar alguns de seus livros nesse sistema, além de ter os gratuitos, sempre tem as promoções relâmpagos na Amazon, o que dá pra adquirir alguns ebooks.
    Infelizmente não são todos os que tem esse pensamento e é uma pena, principalmente quando algum amigo fala que se recusa a gastar 10 reais pra comprar um ebook.
    Mas a gente vai tentando fazer a nossa parte né!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Há livros gratuitos de domínio público, livros ótimos que ficam esquecidos.
    Quem trabalha, produz, merece receber os frutos do esforço. Pirataria é corrupção, é levar vantagem, é injusto e ilegal.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu também sou contra a pirataria e acredito que isso é reflexo de dois aspectos, primeiro é da cultura do brasileiro de querer levar vantagem e em segundo lugar acredito ser um reflexo dos altos preços cobrados pelas livrarias físicas, mas isso é devido a uma série de fatores, o ideal é tornar o livro físico ou mesmo o e-book mais acessível, pois não são todas as pessoas que possuem condições de pagar 30..40..50 ou 80 reais em um livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Falei que passaria por aqui, amei a postagem. Como te disse no IG, quando comecei a escrever entendi muito melhor como tudo funciona e pude orientar quem eu conhecia acerca disso. É óbvio que existe muita facilidade pra pirataria, mas por mais que o acesso à internet seja limitado pra alguns, é fácil acessar de maneira correta, sem prejudicar todo um processo. Concordo com o que você diz em gênero, número e grau e acho que orientação nunca é demais. Se acredito que alguém que baixava pode aprender e mudar? Acredito, chances são necessárias. Mas nada justifica. Sucesso no blog! Carolina Gama.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Greice!

    Seu post é polêmico e eu costumo ter uma visão mais polêmica ainda.rsrs E argumentei com meu professor de Direitos Autorais durante todo o semestre que tive a disciplina na faculdade. Passei com ótimas notas, mas meu professor e eu discordamos bastante. Porque eu costumo ver os dois lados da questão. E a realidade do nosso país. Sobretudo no acesso à educação, à literatura e à internet. Nós realmente podemos pegar emprestado um livro na biblioteca. Temos, ou bem ou mal, condições de adquirir os livros e tudo o mais. Só que esta não é a realidade de todos. Muito pelo contrário. Conheço várias pessoas que amam ler e gostariam muito de ter o mesmo acesso que nós temos aos livros. Mas não têm bibliotecas que possam frequentar e os livros são caros demais para serem adquiridos por essas pessoas. Não há inclusão. Então, se elas baixam livros para lerem porque não têm condições financeiras de adquiri-los ou acesso a uma biblioteca eu não irei criticar essas pessoas. É muito fácil falarmos quando não passamos pela mesma situação que o outro. E eu sempre prefiro me colocar tanto no lugar do autor quanto no lugar do leitor que tem vontade de ler, mas não tem opções. Não tem o nosso privilégio.

    Sei que existem pessoas que leem em e-book ilegal ou compartilham simplesmente porque querem, têm condições de comprar livros e não compram porque preferem ler ilegalmente. E isso sim é injusto com o autor. Mas não é essa a realidade de todos. Nem sempre as coisas são assim. Prefiro não me posicionar julgando.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?

    Esses dias eu estava conversando sobre isso em um grupo de whatsapp - onde é proibido repassar livros pirateados. Eu sempre falo que o livro tem vários custos, desde capista, a revisor, tradutor, etc. Além disso, em uma editora, temos outros funcionários em diversas áreas: advogados, pessoal do marketing, da gráfica, da limpeza, da administração, entre outros. Como você pagaria o salário de todo mundo, incluindo o autor (que ganha com direitos autorais), se todos os livros fossem repassados de maneira gratuita?
    Se eu não estou enganada, Neil Gaiman uma vez disse que, se pudesse disponibilizar as suas obras gratuitamente e os fãs pagassem somente o seu jantar, ele ficaria feliz. Porém, todo mundo tem boletos a pagar e se seria um sonho se tornando realidade se os autores pudessem viver somente escrevendo, né? Sei, por exemplo, de vários autores nacionais que possuem um emprego e os livros acabam sendo uma renda extra, já que o valor que eles ganham não é tanto assim. Uma infeliz realidade.
    Portanto, concordo com tudo que você falou. Eu entendo que muitas pessoas não tenham condições de comprar livros e alguns só estão disponíveis por ebook (sem um livro físico que poderia ser pegado emprestado), mas a partir do momento que a pessoa pode pagar por isso, deveria. Ainda mais pensando que há muitas promoções e, as vezes, os livros custam R$ 10, R$ 15 (mais barato que um ingresso de cinema ou um lanche). Além de ter o Kindle Unlimited, como você mencionou, que dá pra usar gratuitamente por 30 dias e depois paga somente um valor mensal e pode ler quantos livros quiser. Vai da prioridade e consciência de cada um, né?
    E se formos entrar no caso de livrarias que não estão pagando as editoras e que o mercado editorial está em uma crise (que afeta investimentos em novas obras e a reimpressão de outras), ficaríamos ainda mais chateados com as pessoas que contribuem com a pirataria. Entretanto, essa o meu comentário ficaria mais extenso e eu ficaria mais irritada, rs.

    Enfim, adorei a postagem :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Esse é um assunto polêmico, tanto que não gosto muito de me expressar sobre o assunto. Sim, a pirataria é errada, prejudica muito todos que trabalharam por aquela obra, tanto se for um livro, ou qualquer outro trabalho. mas também acredito que exista casos onde a pessoa não tenha condições de comprar tudo original. Então em um pais com uma situação econômica cada vez mais complicada, como conseguir equilibrar tudo? Como falei, sei que é errado, mas também sei o quanto é difícil manter-se em um pais onde cada vez consome todas as nossas economias.
    Mesmo assim, a pirataria continua sendo errada em todas as situações.

    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olá Greice,
    concordo com seus pontos. Não concordo que o preço dos livros sejam uma razão plausível para obtê-los de forma ilegal, isso porque se gasta tanto com roupas e sapatos caros, além disso uma saída com amigos compra um livro ou mais, não digo que as pessoas devem abrir mão dessas coisas para gastar exclusivamente com livro, mas acredito que dá para administrar, comprar em promoções também ajuda. Quando comecei meu blog, já tinha uma pequena coleção de livros que comprava com economias que tinha exatamente para este fim, sem falar das bibliotecas, como você mesma citou. Claro que existem cidades pequenas que não possuem livrarias, bibliotecas ou coisas do tipo, nesse caso eu recomendo economizar uma quantia e aproveitar as promoções das livrarias online, dependo sai até com frete grátis. Mas é aquela coisa, né? Quem quer da um jeito quem não quer arranja uma desculpa.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Concordo plenamente com você. Sei que o preço dos livros do Brasil não é tão acessível assim, mas isso não justifica. Mesmo na época que estava em um situação financeira pior, eu li muito pegando livros na biblioteca ou emprestado com amigos. Além disso, no site da Amazon tem uma quantidade enorme de livros disponíveis gratuitamente, não apenas pelo Kindle Unlimited. Acho que falta valorização da literatura, pois muitas pessoas que eu vejo falando que não compram livros porque é caro, não vêem problema em gastar muito na balada ou em shows. O que acontece no final das contas é que as pessoas acham que gastar dinheiro com livros é desperdício.
    Parabéns pelo post! Adorei conhecer sua opinião sobre o assunto e concordo plenamente.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos