Há quantos anos as pessoas se perguntam o real motivo de Leonardo Di Caprio ainda não ter levado um Oscar por suas atuações? As brincadeiras que viralizam na internet só demonstram que o grande potencial do ator parece nunca estar em grau suficiente para agradar a Academia e que sempre há um ator que se supera em outro filme. Mas acredito que não desta vez. Ao que me parece O Regresso chegou para arrebatar os prêmios merecidos por esta obra que nos remete a um mundo um tanto surreal e que na verdade só remonta um tempo passado.

Não podia colocar somente uma das capas de divulgação do filme em que há o rosto de Leonardo di Caprio, ou melhor, de Hugo Glass. Precisei destacar também a atuação de Tom Hardy que no filme é Fitzgerald e que felizmente está cotado para o Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante, uma vez que o Leonardo Di Caprio obtém a cotação para melhor ator.

Sinopse: 
1822. Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.


Hugo Glass nada mais é do que um caçador de peles que está nos Estados Unidos há alguns anos depois que sua família foi atacada na aldeia indígena onde morava, sendo que assim sua esposa foi assassinada e somente seu filho sobreviveu. Deste então ele sobrevive desta maneira em meio a homens brancos e estrangeiros que querem lucrar ao máximo com o que a terra tem a oferecer. A proteção que Hugo Glass tem para com o seu filho é imensa, já que os homens brancos não gostam nem um pouco de quem é indígena e que em vários momentos no filme isso é demonstrado através de lutas, guerras e até mesmo o próprio filho de Hugo sendo esculachado. 




A verdade é que Hugo Glass é o único que conhece praticamente todo o território e as pessoas precisam dele para se localizar nas caçadas. Muitos são seus amigos e gostam muito dele, porém nem todos estão lai para a amizade e só se interessam pelo dinheiro como é o caso de Fitzgerald (Tom Hardy). Em um momento no início do filme em que estão tentando voltar para casa, Hugo Glass é atacado brutalmente por um urso e fica à mercê da morte, já que alguns precisam voltar por um caminho e somente dois colegas ficam para cuidar de Hugo, além de seu filho. Porém quando um deles já está cansado demais para aguentar a espera e acredita que Hugo Glass vai logo morrer, deixa ele para trás com uma raiva enorme e uma sensação de vingança que o moverá por uma longa jornada, já que ele não morre como eles imaginavam.


A partir deste momento o que se segue são dois caminhos: Hugo Glass tenta sobreviver em meio ao inverno destroçante dos Estados Unidos, sozinho e ferido e os dois colegas tentam voltar para o local em que estavam hospedados, temendo o encontro com os indígenas que os perseguem.

Parece um cenário e uma história simples, mas o drama e a maravilhosa genialidade para esta obra é algo que nem sempre é visto nos filmes americanos. Há algumas considerações positivas e negativas em relação ao O Regresso.

A questão negativa é que o filme tem uma duração de mais de duas horas e meia e que para alguns pode se tornar cansativo tendo em vista que a maior parte do filme é passado com Leonardo Di Caprio praticamente sozinho tentando sobreviver em busca de vingança. Para algumas pessoas a falta de muita ação pode desencadear o desanimo da obra e esta seria a única questão negativa que vi algumas pessoas comentarem.


A parte positiva em si toma todo o contexto válido ao assistir desta obra. Começando pelo fato de que o cenário é algo que os olhos não podem ver todos os dias. A sensibilidade com que o diretor abordou alguns momentos é algo completamente sentimental. Não há uma parte em que a visão do Alasca (apesar de a história se passar nos Estados Unidos), não seja explorada em toda a sua fauna e flora e que mesmo os sonhos de Hugo Glass não sejam interpretados de alguma forma. isto foi o que mais me cativou.

A questão de que Leonardo Di Caprio nem sempre passa o filme falando mostra a sua inteligência dramática, uma vez que precisa mostrar com olhos e atitudes aquilo que deseja para emocionar o público e podem acreditar que não é pouca coisa. No momento em que é atacado pelo urso, por exemplo, Leo tem a garganta cortada e depois disso fica o filme inteiro falando com uma voz arrastada e difícil, o que em si já demonstra uma necessidade de atuação longa.



Ele emociona. Ele arrepia. Ele choca. A forma como as câmeras são direcionadas em cena dão uma visão mais ampla de todo o cenário e está mais perto ainda dos atores como se estivéssemos grudados neles. Chega a ser um pouco sufocante tanto branco, tanta neve e mesmo assim pode-se ver a realidade dos anos 1800 enquanto os indígenas lutavam por seu território que aos poucos era devastado pelos estrangeiros.

De qualquer forma o fim me deixou perplexa. A afinidade entre Leonardo Di Caprio e Tom Hardy é perfeita e acredito que se desta vez não for um Oscar muito merecido, será mais do que um boicote a sua excelente atuação. Um filme que honra o que promete. Uma paisagem fenomenal, uma história de vingança e uma lição final perfeita.


Hugo Glass existiu de verdade e o que é mostrado no filme é quase todo verdadeiro, exceto por algumas partes que foram incluídas. Querendo ou não Hugo Glass é uma lenda que revelou-se um grande caçador.
Não perca a oportunidade de ver um sucesso absoluto. Nota 10!

32 Comentários

  1. Oii
    Não assisti o filme ainda, mas Fiquei sabendo que Leonardo estava impecável nele, tanto que é foi um dos assuntos mais falados um tempo atrás.
    Eu não conhecia tanto a história do livro, parece ser interessante.
    Di Caprio sempre foi um ótimo ator, o fato dele não ter ganhado um Oscar ainda é intrigante, mas quem sabe não é desta vez? =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Greice!
    Acho que agora vai o Oscar.
    Eu assisti ao Regresso antes de ser lançado no Brasil. Assim que saiu um realese em HD nos Estados Unidos, eu já baixei e me deliciei com esse filme. O Leo está demais, assim como o Tom Hardy (espero ganhar de melhor ator coadjuvante). O diretor é sensacional, já levou o Oscar com Birdman e agora levará com o regresso. Ele tem uma maneira bem diferenciada de filmar. Inclusive, meus parabéns para toda a produção do filme, desde os roteiristas até a direção de arte e fotografia. Esse filme foi TODO filmado com a luz natural. Não foi em estúdio. E falando em estúdio, o urso que luta com o personagem do Leo, foi feito em CGI e como está perfeito meu deus. Enfim, espero que ele leve o oscar, ele merece muito! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você sobre o Tom Hardy, já tinha visto ele atuando em outros filme, mas neste ele entrou totalmente no personagem. Tomara que ele também ganhe!

      Excluir
  3. Oi Greice.
    Eu adoro o Leo, e acho que ele realmente merecia mais atenção da academia.
    Embora eu ache que uma academia que premia Nicholas Cage como melhor ator de qualquer coisa na vida não mereça crédito (hauahauahauaaua) é uma honraria entre os atores a qual ele faz jus há tempos.
    Entretanto, não vou assistir a este filme.
    Alguns amigos comentaram comigo sobre ele, e já saquei que não vou curtir. Esse ponto que você comentou de ter duas horas e meia de uma narrativa parada, é um dos que me demovem de assisti-lo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Creice! Tudo bem?

    Esse filme deu o que falar, e mostrou todo o potencial do Leonardo Di Caprio. E ao que você destacou, o Tom Hardy também merece elogios. Te confesso que o filme não me desperta interesse em assisti-lo. Contudo, sua opinião me atrai bastante a dar uma chance a ele. Gosto de ser surpreendida.

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  5. Olá querida, tudo bom?

    Realmente estou torcendo pelo Leo. Ainda não tive a oportunidade de ver esse filme pessoalmente (pretendo assistir na segunda), mas só ouço elogios quanto a sua atuação. Ele realmente é um dos esquecidos da Academia, que deixou de lado várias de suas atuações. Fora que nas vezes que concorreu, tinha sempre alguém melhor que ele para levar a estatueta para casa.

    Enfim, esse filme me surprendeu pelo trabalho de toda a equipe. Acabei lendo algumas curiosidades e vi o cuidado que todos tiveram para que o filme fosse o mais realista possível. Espero que ganhem muitas das indicações.

    Adorei o seu post, só fez que a minha vontade de ver esse filme aumentasse. Estou com grandes expectativas e espero que elas sejam alcançadas.

    Obrigada pela dica, beijos!

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o filme mostra somente a questão da iluminação natural e nada de artificial e é totalmente lindo desta forma.

      Excluir
  6. Oi, sabe que to bem curiosa para assistir esse filme? mas como moro a 130 km do cinema *o*...só quando sair de cartaz....pois esse mês já fui assistir a 5ª Onda e dead Pool....falência me aguarda com tanto lançamento bom esse ano gente...

    E o Oscar....ahhhh ...tem tanta gente tão boa que nunca ganhou que não me surpreende nada se ele não ganhar....outra vez...

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é muito longe do cinema. Acho que não conseguiria viver longe de um, mas sempre dá para dar um jeito!

      Excluir
  7. Oi Greice, confesso que o filme chamou muito minha atenção, eu não conhecia ainda mas adoro esse clima tenso, sabe? e sem contar que o Leonardo é um dos atores que eu mais gosto, não lembro de ter visto algum filme dele e dizer que não tenha gostado. Então logo que eu tiver um tempinho irei assistir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POis é , o Leonardo sempre se entrega em seus personagens. O único filme dele que vi e que não curti foi A Praia e acredite, vi basicamente todos os filmes dele, já que sou fã! :)

      Excluir
  8. Olá!

    Ainda não assisti o filme, e acho que não irei, mesmo tendo o Leo no elenco, não é um estilo de filme que gosto. Mas, pelos (muitos) comentários positivos que li sobre o filme e a atuação do Leo, acho que sim, ele merece o Oscar, e estou torcendo por ele.
    Acho ele um ator incrível, e acho uma pena nunca ter ganhado, espero que dessa vez vá!

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Greice, você acredita que eu não sabia que o ator nunca tinha ganhado um Oscar???

    Eu ainda não vi esse filme mas estou muito curiosa, seu post foi perfeitamente completo e me deixou bem ambientada com o filme e aumentou minha expectativa, agora sei mais ou menos o que esperar e pelo que vi aqui, dessa vez ele leva o Oscar sim. Parece se rum filme excepcional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ainda nunca ganhou, da mesma forma que o Will Smith ou o Jonny Deep também não, mas acho que agora ele vai conseguir!

      Excluir
  10. Oi Greice!
    Realmente, o Leonardo é um ótimo ator, sempre surpreende. Gostei muito de conhecer este filme, parece muito impressionante, quero ver também. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Sorteio A Rainha Vermelha

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Eu sou a garota da comédia, então eu nunca buscaria assistir esse filme. Mas meu namorado adora, então eu sairia da minha zona de conforto por ele. Acredito que essas cenas monótonas que VC citou me incomodaria bastante, mas mesmo assim daria uma chance.
    Espero que o Léo conquiste logo seu espaço né? Ele merece?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu já fujo um pouco da comédia pelo fato de que não consigo rir nos filmes americanos. Depende muito do filme.

      Excluir
  12. Olá, tudo bom?
    Quero muuuuuuito assistir a esse filme, sério. Adorei saber que Leo e Tom voltaram a trabalhar juntos ♥ Assisti "A Origem" com os dois e sério, sensacional a atuação dos dois. Mal posso esperar para assistir a esse também ♥ Apesar das cenas monótonas, claro. Porque ninguém merece dar uma cochilada no cinema (no meu caso). Espero que ele ganhe um Oscar pela atuação, ele merece ♥

    Beijos, Roberta

    ResponderExcluir
  13. Olá! Com 12 indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e o de melhor ator para o Leo di Caprio, o filme só pode ser um grande sucesso! Os comentários que tenho visto me sugerem que seja do tipo "ame ou odeie". Ainda não assisti, mas já torço para que Leonardo di Caprio leve o prêmio de melhor ator, tão esperado há tanto tempo (e merecido por vários outros filmes, na minha opinião).
    Abraço!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. oi Gre,
    Estava doida para ver esse filme, pois gosto da atuação do Leonardo, mas ai o que aconteceu? Os melhores filmes começam a ser lançados quando eu rompo os ligamentos do tornozelo e não posso ir ver...quero chorar....porque só pela suas palavras sei que vou amar esse filme. Também acho que está na hora de ele ganhar um Oscar, mesmo as pessoas falando que quem ganha um globo de ouro...acho que foi isso que ele ganhou...raramente ganha o Oscar, segundo as línguas que chegaram até aqui....kkkk....tu arrasa na hora de resenhar....\o/...vou mandar o Lori ver e vou esperar sair em DVD ou no Netflix pra assistir....vou cuidar no trio elétrico a próxima vez que inventarmos de sair por ai apavorando a cidade kkkkkkkkkk.....te adoro sua loka.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    P.S: Não acredito que teve gente que não gostou do filme. Louca para ver as tais paisagens que são comentadas porque aprovou a direção cinematográfica e a atuação.

    ResponderExcluir
  15. Olá!!!
    O filme parece ser muito bom e a história fascinante. DiCaprio já ganhou alguns prêmios pela atuação neste filme, está sendo muito elogiado, agora é aguardar a premiação mais badalada que é o Oscar. É um filme que vou assistir, mas não garante que seja no cinema.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Greice, tudo bem?

    Apesar de você ter dispensado o meu blog eu estou aqui....kkk....mas de tanto que falaram desse filme li uma resenha do livro e já adicionei na minha lista de desejados, o livro deve ser ainda melhor....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Greice! Ainda não assisti esse filme, mas as críticas que li sobre ele sempre o elogiam, principalmente a atuação do Leonardo di Caprio, acho ele um grande ator e, mesmo não tendo assistindo o filme, acho que ele merece esse prêmio. Essa ele leva! #LeonardoGanhaOOscar kkk
    Adorei sua postagem!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Greice! Tudo bem?
    Nossa, esse trailer me deu até um arrepio! Parece um filme incrível e muito bem feito esteticamente. Não assisti ainda, mas agora depois de ler seus comentários sobre ele e ver este trailer maravilhoso, me deu muita vontade. Além do mais, também estou na torcida para que o Leonardo di Caprio leve finalmente um Oscar para casa. Dessa vez ele consegue! Confiança! hahaha Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  19. Oi Greice... tudo bem??
    Também achei injusto o Leo ainda não ter conseguido uma estatueta... faz um bom tempo que ele merece... mas acredito que esse filme veio para dizer finamente que o Oscar tem que ser dele... só pelo trailer deu para perceber isso... não sei se ainda vou assistir o filme no cinema... porque só penso em Deadpool rs... mas talvez sim... adoro o Leo... acompanho o ator desde novinha... ele é um pouco mais velho... mas sempre foi o meu amor de todos os tempos depois do Jhonny Deep é claro rs... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ainda não assisti ao filme, mas pelo que li não apenas aqui como também em outros lugares ele está excelente e Leonardo di Caprio teria tido uma atuação impecável.
    Vou tentar achar um lugarzinho na agenda para dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem??

    Ainda não cheguei a ver o filme, mas todos os meus amigos que já viram, só vem com elogios! Todas as atuações parecem estar impecáveis, espero achar um tempo pra ver logo e antes que saia dos cinemas! E acho que essa o Léo leva... Seria muita sacanagem se não desse certo né? Tantas atuações maravilhosas que já mereceram!

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oiii,
    Eu ainda não assisti o filme, mas todo mundo é só elgios né. Estou bem curiosa.
    Sou suspeita para falar do Di Caprio, pois desde OS Infiltrado torço para ele levar uma estatueta, afinal ele manda muuuito bem, não é ´so um rostinho bonito, tem talento né.

    Beijo
    Aline Lima

    ResponderExcluir
  23. Olha eu torço sinceramente para que o Leo receba o Oscar dessa vez..
    Depois de todo o sofrimento e a dedicação para a gravação desse filme, nem assisti ainda mas já assumi uma tornada enorme por ele, cara a produção foi trabalhosa e as gravações foram extenuante, mesmo sendo vegetariano ele comeu carne de verdade, passou horas esperando a bendita famosa maquiagem do ataque de urso ficar pronto e ainda carregou quilos nas costas, com aquele bendito pelo de urso de um lado pro outro. Então que seja dessa vez.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  24. Oie! Acho que o que mais tem na internet são memes sobre o Leonardo nunca ser premiado, mas acho que dessa vez estão todos confiantes e será uma decepção se ele não levar o prêmio. Há alguns dias vi o filme em um site e fiquei toda empolgada. O áudio e vídeo estavam perfeitos, mas a legenda estava sem sincronia D: Uma hora tentarei assistir novamente, pois todos os comentários que leio sobre o enredo criado e a atuação de cada um dos atores são positivos. A sua resenha ficou magnífica e é bom saber que o filme vem conquistando as expectativas do povo :3 Pena que o fato de o livro ser longo tem desencorajado algumas pessoas /:

    Oie! Eu não conhecia nenhum dos filmes - que vergonha -, mas todos chamaram a minha atenção e adorei as ilustrações e fotografias que você escolheu para a postagem. *-* Anotarei todos para assistir futuramente. O enredo criado para um e a escolha dos elencos com certeza influenciaram para que eu ficasse com ótimas impressões. O que mais me encantou foi Fantastic Mr. Fox, pois sou apaixonada por animações. ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  25. Li sua postagem só por cima pois fiquei com medo de pegar alguns detalhes a mais da história já que o livro é uma das minhas próximas leituras. Estou torcendo pelo Leo e para que esse ano finalmente ele ganhe o tão merecido Oscar... dedos cruzados por aqui.
    O filme recebeu um monte de indicações né? Acho que só a parte da ação mesmo que alguns acharam que poderia ter mais, só que eu acho que tem que ter um trabalho incrível para um ator segurar sozinho a maior parte do filme - assim como deve acho que o Hugo é incrível só por ter sobrevivido. Espero curtir a leitura e também o filme.
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  26. Oi Greice, tudo bem ???
    O Oscar é uma grande panelinha e já percebi que eles possuem preferências explícitas e muitas vezes deixam de fora, ou premiam aqueles que nem sempre foram realmente os melhores entre os indicados. Também já percebi que o Oscar odeia polêmica, e só se mete em polêmicas quando elas estão em alta e todo mundo já possui uma opinião certa sobre o assunto. Apesar de tudo o que vi durante anos que assisto a premiação, não canso de assistir, rsrsrs. Amo demais o cinema para deixar o Oscar de lado, rsrsrs.
    Não tive a chance de assistir O Regresso, mas já vi muitas pessoas, assim como você, comentando sobre a atuação de DiCaprio. Mesmo não tendo assistido o filme ainda, estou torcendo pelo ator. Ele é indicado a anos e nunca recebeu uma estatueta, poxa, acho que já está na hora de dar uma chance para o cara né ?! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos