Autora: Kristin Hannah
Título Original: Between Sisters
Páginas: 336
Ano: 2019
Gênero: Romance 
Editora: Arqueiro
                                     Comprar

Meghann Dontess é uma mulher atormentada pela tristeza e pela solidão, e não consegue lidar com a difícil decisão que tomou na adolescência e que a fez perder tudo, inclusive o amor da irmã. Advogada de sucesso, trabalhando com divórcios, ela não acredita em relacionamentos – até que conhece o único homem capaz de fazê-la mudar de ideia.
Claire Cavenaugh está apaixonada pela primeira vez na vida. Conforme seu casamento se aproxima, ela se prepara para encarar a irmã mais velha, sempre tão dura e arrogante. Reunidas após duas décadas, essas duas mulheres que pensam não ter nada em comum vão tentar se tornar algo que nunca foram: uma família.
Na cidade de Seattle mora uma advogada muito famosa especializada em divórcios. Meghann Dontess não é casada, não teve filhos e seus relacionamentos acabam nunca durando, já que ela trabalha muitas horas por dia e a todo momento boicota tudo o que tem. E o pior de tudo é que desde quando era pequena tinha uma mãe que nunca quis saber dela e de sua irmã mais nova, Claire.

Claire morava em um resort duas horas próximo de Seattle. Naquele lugar tranquilo ficava junto com a sua filha de cinco anos e seu pai, sempre fizera aquilo desde quando aos nove anos de idade seu pai apareceu após a ligação de sua irmã e levou as duas embora. Afinal, a mãe das duas realmente tinha sumido e elas não tinham como se manter sozinhas.

A questão é que Sam era pai somente de Claire, mas aceitara cuidar de Meghann também, que já era adolescente na época. O que acabou acontecendo é que ela não conseguira aguentar ver sua irmã ser amada e depois de tanta rebeldia, as brigas ficaram enormes e o pai de sua irmã mandou ela embora e desde então elas nunca mais se falaram. Depois de tantos anos, agora Meghann já tinha 42 anos de idade e o que ela e a irmã faziam eram se ligar raramente.

"Meghann desejou apagar as poucas lembranças que tinha do pai da irmã. Mas aquele tipo de amnésia nunca acontecia. Em vez disso, ela se lembrava de tudo, de cada detalhe. Sobretudo, recordava quanto desejara que Sam também fosse seu pai. Talvez nós três possamos ser uma família, pensara, quando ainda era jovem e esperançosa." Pag. 59

Um dia quando uma cliente precisou da ajuda de Meghann para decidir seu divórcio, ela acabou passando dos limites e o quase ex-marido acabou apontando uma arma para ele e atirado. A partir disso ela começou a ter crises de ansiedade e estresse pós-traumático e foi obrigada a tirar férias de seu trabalho.

Ao mesmo tempo Claire conhece um músico e descobre que pela primeira vez em sua vida está apaixonada. Sente amor de verdade por alguém e está sendo amada. E decide que vai viver este amor depois de tudo que a sua vida trouxe de dor na sua infância.

Quando as duas irmãs resolvem que tudo precisa ser deixado para trás, as dores de cabeça de Claire, que antes eram poucas, surgem com tudo e o diagnóstico que parecia simples vai acabar destruindo o coração de todos.


Não tem como eu fazer outra coisa além de elogiar todo e qualquer livro que a Kristin Hannah escreva. Se for uma escrita sobre guerras ou sobre dramas familiares, ela faz isto de uma forma magistral. E neste ela não vai fugir do molde de conseguir chegar no final da trama com o coração da leitora arrebatado.

"Claire soltou um suspiro. Não era fácil fazer promessas daquele tipo. Quem acreditava naquelas coisas eram pessoas que haviam crescido em lares seguros, onde era possível confiar nos pais. Mas ela tinha fé em Bobby tanto quanto uma mulher criada por sua mãe podia ter fé em qualquer homem." Pág. 107

Nesta obra vamos ter um drama familiar voltado para a história de duas irmãs que pela questão de terem sido deixadas de lado pela mãe na infância, após serem levadas pelo pai de uma delas, acabam se separando através do destino. E por uma forma que fizeram com que elas não se falassem mais.

Vamos ter a visão de uma irmã que foi atrás de todos os seus sonhos, não deixou que ninguém desse opinião em sua vida e após muitos anos é uma profissional de sucesso, mas totalmente triste e solitária em outros momentos. Já a outra irmã tem sua vida em uma cidade pequena e nunca conseguiu encontrar o amor de verdade para viver junto de si.

O incrível é que a mãe das duas não sai do papel. E a autora ter colocado ela na trama dá uma sensação de raiva em vários momentos. Pois se já foi bastante cruel vê-la ter desistido das filhas, deixando-as se criarem sozinhas, ao mesmo tempo ver a forma como ela mesma queria sua própria vida e como ela trata as filhas é bastante perturbador.

 


Ao mesmo tempo o tratamento que as irmãs tem entre elas é aquele caso dolorido, onde o silêncio fala mais alto e que a mágoa acaba corroendo. A culpa que cada uma guarda para si é tratada em cada cena entre elas e mesmo que os personagens que surgem para dar mais informações na narrativa, mostra que cada uma delas conseguiu suportar tudo de uma maneira diferente.

Quando Kristin Hannah introduz a questão do amor verdadeiro de Claire e ao mesmo tempo a tentativa de Meghann de se manter com uma pessoa que precisa se perdoar de algo que fez é bastante tocante. É como uma história onde o amor precisa mostrar para os personagens que vale a pena ser vivido e que não é somente a dor para elas.

A obra toda acaba machucando. Machuca pois trata o drama verdadeiro de uma família e não coo um conto de fadas. E acaba ensinando que ninguém sai impune das ações escolhidas, mas que com a ajuda de cada um dá para fazer um pouco melhor sempre.



4 Comentários

  1. Oii Greice,
    Sabe que essa autora é uma que tenho muita curiosidade de conhecer a escrita. Sempre vejo muitos comentários positivos. Essa em especial parece ser um drama bem pesado né? Gostei muito da sua resenha. Já senti o quão livro é denso pelas suas palavras, mas senti que é uma leitura que vale a pena.
    Beijos
    Lu

    Blog OnlyLu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela sempre sabe trabalhar bem os dramas. Eu simplesmente adoro o quanto ela ensina nos livros.

      Excluir
  2. Olá Greice,

    Eu gosto muito de ler livros com uma dose grande de drama, creio que o amor ensina muito, dica anotada.

    Beijos!


    https://devoradordeletras.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos