Autora: Alexandra Barcellos
Título Original: Aquário de Amor
Páginas: 138
Ano: 2018
Gênero: Poesias
Editora: Independente


A obra é um livro de poesias com ilustrações marinhas que fala exclusivamente dos sentimentos, das atitudes, das loucuras e da magia que acompanham as histórias de amor.

Alexandra Barcellos é uma escritora, poeta e professora de literatura que já escreveu vários livros entre romances contos e fábulas sendo que seu primeiro livro foi escrito em 2003 e desde lá não parou de escrever.

Em sua mais nova obra, Aquário de Amor, Alexandra traz em belos textos o tema do amor relacionado ao mar, à questão de dores e sentimentos de perda, solidão e também sobre o quanto é importante saber amar e ser retribuído e quanto o amor constrói.


O que me chama muito a atenção neste livro da autora é que sempre imagino as poesias de amor falando sobre como ele é lindo, como tudo é belo e maravilhoso. Pelo menos é como eu sempre fazia as minhas e quando tento formar alguma coisa é com aquela sensação apaixonada. 

E conforme fui lendo cada página percebi que é muito além disto. O amor não é somente o sentimento lindo e perfeito. Também é aquele que machuca e que deixa marcas e a autora soube exatamente como mostrar isto em palavras, mostrar o início o meio e o fim de relacionamentos.


"Ele a feria
Com suas pequenas doses de mentira
Ela fingia que não sabia
Esperando pelo dia
Que sua dor transformasse
Em nada
Todo amor que ela sentia"
Dor
  
  
O livro também conta com uma ilustração belíssima feita por Ju Tajiana, que é artista visual e fotógrafa. São todas ilustrações voltadas para o tema do mar e que vão de encontro com o que o poema quer expressar. 

Eu me encontrei em diversos momentos. Sabe quando se consegue refletir sobre fases da vida em que estamos passando e cola exatamente com aquelas frases que estamos lendo? Aconteceu isto comigo. Eu me peguei pensando em como tudo aquilo se encaixava perfeitamente em mim e em como eu poderia usar aquelas palavras para definir os sentimentos que eu tinha. Acredito que a poesia é o dom de utilizar poucas palavras para definir tanto, que é difícil conseguir fazê-las.

Há poemas mais longos e outros mais curtos e em alguns me peguei pensando no quão verdadeiras eram as palavras ali descritas. 
"Algumas pessoas se
separam
Sem conseguir
matar
O amor que sentem."
Se quiser conhecer mais um livro da Alexandra, tem na Amazon o Árvore Mãe, seu oitavo livro, ou então você pode ver o perfil da autora no Facebook.


Se você curte poesias pode ficar preparada para se apaixonar de verdade e aprofundar o sentimento em todas as direções!



Um Comentário

  1. Que livro mais lindo, adorei!
    Eu escrevo e amo poesias e quando elas remetem ao mar, estrelas e afins fico mais apaixonada ainda, parece que a escritora passa a essência, a emoção através das páginas do livro.
    Achei super delicada as ilustrações na obra, encantadora.
    Parabéns pala resenha.

    www.fuxicoserabiscos.com.br

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos