Autora: Ava Dellaria
Título Original: In Search of Us
Páginas: 448
Ano: 2018
Gênero: Romance
Editora: Seguinte


Quando tinha dezessete anos, Marilyn viveu um amor intenso, mas acabou seguindo seu próprio caminho e criando uma filha sozinha. Angie, por sua vez, é mestiça e sempre quis saber mais sobre a família do pai e sua ascendência negra, mas tudo o que sua mãe contou foi que ele morreu num acidente de carro antes de ela nascer.Quando Angie descobre indícios de que seu pai pode estar vivo, ela viaja para Los Angeles atrás de seu paradeiro, acompanhada de seu ex-namorado, Sam. Em sua busca, Angie vai descobrir mais sobre sua mãe, sobre o que aconteceu com seu pai e, principalmente, sobre si mesma.
Angie é uma adolescente de dezessete anos que está passando por um momento complicado na sua vida. Sua mãe nunca contou a ela como foi realmente a sua infância, somente que seu pai morreu em um acidente de carro, mas desde então sua mãe não parece ser uma pessoa totalmente feliz. 

Marilyn vivia na Califórnia na sua infância. Seu pai faleceu cedo e ela e sua mãe não tinham condições de viver sem a ajuda financeira de alguém. A única saída eram os comerciais aos quais Marilyn trabalhava, o que as ajudava a se manter por algum tempo. Durante a infância, ela conseguia muito destes comerciais, porém quando cresceu eles pararam de acontecer. E foi então que elas precisaram pedir a ajuda do tio de Marilyn, uma pessoa ruim, mas somente pelo tempo necessário para levantar mais algum dinheiro.

"Angie só tinha dez anos, mas compreendeu que sua mãe estava lhe dando algo que ela própria nunca havia tido: uma casa onde crescer. As duas a pintaram juntas: azul na sala, amarelo na cozinha, verde-água no quarto de Angie." P. 15
Angie sabe que seu pai era negro. Sua mãe sempre tenta a proteger das pessoas que pedem quem é a menina que está ao seu lado, sendo que ela é uma mulher branca. A sociedade não perdoa nem mãe nem filha. E é quando Angie acha algumas fotos dos pais juntos que percebe que algum segredo não foi revelado por sua mãe. E agora ela vai viajar junto com seu ex-namorado para tentar descobrir a verdade e achar sua verdadeira família.

 


"Mas por que minha mãe não me mostrou algo assim?, Angie se perguntou de novo, deitada na cama olhando para a foto dos pais na praia. Teria ajudado. Angie de fato parecia filha dos dois." P. 119
Aos Dezessete Anos foi um livro que eu deixei na estante por um tempo por estar em dúvida com a sinopse. Meio que não sabia o que iria encontrar, achei que era alguma coisa mais adolescente e no dia em que decidi começar a leitura fiquei um tanto chateada comigo por ter deixado de ler esta obra. 

A história não tem nada a ver com algo bobo e sem sentido e sim com um conteúdo onde duas gerações vão contar sua própria história e depois se unir em uma única visão, para mostrar como cada uma passou por situações diferentes, porém viveu no fim a mesma questão. E doeu, gente. Como doeu.

No primeiro capítulo temos a entrada de Angie, que está com a decisão de viajar para a Califórnia em busca de mais informações sobre a família de seu pai e a partir deste capítulo, eles vão se intercalar para contar a história de vida de Angie e de Marilyn, a mãe de Angie. 


"Marilyn resgata a imagem de uma estrada aberta, terra estéril e céu infinito, de algum recanto de sua mente. Ela pensa na menina que atravessou aquele deserto com a mãe aos seis anos, em todas as crianças que foi e, pela primeira vez não quer fechar os olhos." P. 216
A história tem passagens muito tocantes. É uma questão totalmente sobre amizade, sobre amor e dedicação. mas também tem um tema muito dolorido. Fala sobre racismo. Sobre como as pessoas não entendem a igualdade, como elas boicotam as outras pessoas. Não posso falar muito para não soltar nenhum spoiler, mas o quanto doeu esta história. A autora acabou me pegando desprevenida e me deixou em pedaços.

É sobre duas gerações diferentes e como tudo se encaixa perfeitamente. A autora fez questão de mostrar os dois lados da moeda. Para que o leitor não julgue nenhuma parte sem conhecer toda a história e fui isto que eu achei mais fascinante. Uma obra literária digna de total reflexão.



14 Comentários

  1. Pelo que deu para notar, essa obra possui temas polêmicos e que infelizmente estão em nosso mundo real. Gosto de leituras assim porque nos fazem refletir das incoerências que as pessoas praticam, sem perceber as consequências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo, o legal é que a autora faz com muita coerência a trama toda.

      Excluir
  2. Oii, tudo bem?

    Esse livro está aqui na minha estante, e eu não acredito que estou perdendo uma história dessas.
    Parece ser uma leitura bem intensa e cheia de pontos para reflexões. Já vou preparar meu psicológico para essa leitura.

    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz isso de deixar para depois e me arrependi! Te super indico

      Excluir
  3. Acho que já li outras resenhas sobre esse livro e, realmente, ele parece ser bem tocante! Infelizmente, nos E.U.A. é, até hoje, um tabu muito grande a união de pessoas brancas e negras. Bizarro. =/
    Espero poder ler essa obra em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como as pessoas são preconceituosas quando tem uma filha mestiça e uma mãe branca também!

      Excluir
  4. Olá!

    Amo por demais essa capa, ainda não tinha lido nenhuma resenha, porém, agora fiquei bem curiosa para saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?
    Já li outro livro da autora e gostei muito da narrativa da mesma e sempre tive muita curiosidade sobre essa outra publicação, mesmo sem saber do que se tratava. Agora, lendo sua resenha, e sabendo das temáticas tratadas, dentre elas o racismo, bem, eu fiquei super curiosa para conferir, principalmente essa questão entre gerações diferentes. Dica mais que anotada!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, espero que curta a leitura da obra também!

      Excluir
  6. Olá Greice,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, achei muito interessante e já anotei a dia, também gostei da capa...bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem Greice?

    Eu já conhecia o livro "Aos dezessete anos" da Ava por meio de outros blogs e parece ser realmente uma boa leitura. Acho essa capa simples e bonita, gosto da combinação de cores. Gostei da sua resenha, dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu tenho esse livro e preciso dar um jeito de ler ele logo, parece ser uma ótima leitura ao abordar as questões enfrentadas por essas duas gerações, amei conferir sua opinião.

    ResponderExcluir
  9. Oi oi querida!
    Eu já li a obra e amei muito ter lido uma história assim. Minha mãe é branca (um pouco mais pra parda) e tem olhos verdes, e meu pai negro, porém, eu sou parda e minha irmã branca. Sempre tive contato com os olhares das pessoas perguntado se eu e ela éramos irmãs. Eu me identifiquei muito com as personagens E principalmente com a premissa do livro. Eu já li o livro, porém, ainda não desenhei ele.

    P.s sua resenha ficou ótima. Além de me apaixonar mais uma vez pelo livro fiquei contente em ler os comentários das pessoas falando que gostaram tbm. Suas fotos ficaram lindas.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  10. Gostei do enredo, deve ser demais. Mas nunca vou entender essa ideia de procurar pelo pai que até então nunca viu. Eu não tenho pai e nem me preocupo kkk Parece um livro interessante

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos