Lexi sempre esteve em lares adotivos durante sua infância. Não que sua mãe fosse ausente, na verdade ela era até presente mas vivia drogada ou se metendo em confusões que a levavam para a prisão constantemente. Assim, Lexi precisou aprender a se virar sem uma família de verdade até que sua mãe faleceu e a descoberta de uma tia-avó deu a opção do que poderia vir a ser a única gota de esperança que Lexi teria. Isso aos seis anos de idade, agora ela já estava com quatorze anos, se acostumara a viver em um pequeno trailer e sentia um grande carinho pela mulher que decidiu ficar com ela quando ninguém mais quis.

Mia e Zach são irmãos gêmeos que não precisam reclamar da vida de luxo que levam. precisando iniciar o ensino médio, Zach é o garoto popular, bonito e forte que todo mundo vive atrás, quanto Mia é a menina com quem ninguém conversa ou sequer olha. Jude é a mãe que não deixa nada de errado acontecer, está sempre anotando tudo o que os adolescentes precisam fazer, leva e busca onde precisam, cuida tão intensamente que parece que eles não saíram da infância ainda.

Quando Mia e Lexi se encontram no colégio as duas iniciam uma nova amizade que modifica a vida de Mia. A garota é tão insegura e cheia de medos que ter uma nova amiga a faz se sentir plena e com mil coisas novas para fazer. Lexi também só pode agradecer por aquela nova experiência já que nunca pode contar com ninguém desta forma.  Além disto a mãe e o pai de Mia entram na vida de Lexi como os pais que ela nunca teve e mostram como o carinho dos adultos e o cuidado com os filhos pode transformar uma pessoa.

O único que não consegue enfrentar Lexi é Zach. De início parecia que ele não queria a amizade da garota. Aos poucos ela foi percebendo que ele tinha medo de que Mia fosse magoada se não tivesse a atenção da amiga e por fim o que acaba acontecendo é que Zach percebe que está apaixonado pela aquela nova amiga da irmã mas que não pode deixar que isto atrapalhe tudo novamente como já acontecera no passado.

Até que um acidente acontece e muda completamente a vida de todos. De um lado a culpa e o sentimento da derrota dos pais que acreditaram que não conseguiram fazer tudo que podiam e de outro a amiga que se culpa por ter feito a melhor escolha para todos. A verdade é que todos vão se martirizar e se destruir aos poucos até perceber a real verdade da situação.



Autora: Kristin Hannah
Título Original: Night Road
ISBN: 9788580410815
Páginas: 352
Ano: 2012
Gênero:  Ficção / Drama
Editora: Arqueiro







 

Qual o real significado quando se começa a escrever sobre um livro e seu coração começa a apertar? Quando a história aos poucos volta à mente e os olhos ficam lacrimejantes por algo que está escrito em folhas e não que estão acontecendo mediante seus olhos visualmente?
Este era o último livro que faltava para que eu pudesse dizer que li todos os livros da autora Kristin Hannah que foram publicados aqui no Brasil e do primeiro ao último não há como negar a emoção que ela coloca em cada livro que escreve.

O Caminho para Casa é aquele tipo de livro para quem gosta de refletir mediante a momentos em que dificuldades da vida são impostos perante os personagens e que a autora utiliza de forma bastante complexa. Há sempre visões diferentes para que o leitor possa interpretar e pensar como agiria naquela situação e inclusive me peguei pensando muitas vezes qual seria a minha reação sobre alguns casos. Logicamente quando você está lendo algo fica muito mais fácil do que quando está vivenciando e é por isso que gosto de Kristin Hannah, ela sabe traduzir as palavras diretamente para o sentimentos transformando quase que em reais.

Os personagens do livro tem vidas diferentes e mostram sentimentos e um tipo de caráter diferentes. Aos poucos vamos conhecendo que mesmo nas melhores condições nem todo mundo consegue ser feliz. A história vai mostrando o amadurecimento dos adolescentes e a dificuldade de uma mãe em se desapegar dos filhos.

Também fala muito sobre amizade e sobre o que se deve abrir mão por ela. Ou das coisas que podemos carregar junto com ela. É tanto sentimento junto que não há como traduzir em poucas palavras a imensidão do que este livro traz a cada momento e a cada capítulo. É uma amizade que nasce, cresce e transforma e depois há uma tragédia que acaba transformando e destruindo tudo o que muitos anos construíram.

Até que ponto o amor consegue segurar e equilibrar o que sentimos? Até que ponto conseguimos perdoar? E seguir adiante?

Kristin Hannah foi fantástica nesta obra, principalmente por me surpreender mais colocando a imagem de uma criança pequena com os próprios pensamentos e me emocionando ao ver o quanto eu não faço ideia de como uma criança pode ter pensamentos diferenciados do que nós temos. E como isto poder mudar muita coisa.

A diagramação está ótima e os capítulos estão intercalados entre os personagens. Vou dizer a você leitor o mesmo que disseram a mim antes de ler a obra. Vá preparando o seu coração. Não há como não se emocionar e como não criar lições de vida. Se você perder uma oportunidade destas, é como perder um belo nascer do sol: nem sempre terá a mesma oportunidade.




20 Comentários

  1. Oi Greice, eu acho essa capa linda e sempre tive curiosidade em ler essa obra, especialmente por ser um gênero que me agrada bastante. Os questionamentos que você fez geram reflexões enormes, eu mesmo parei para pensar agora mesmo sobre o equilíbrio de nossos sentimentos.
    Obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. eu conheci a escrita da autora através do livro O rouxinol e fiquei fascinada com a beleza e elegância dela. Esse livro eu ainda não conhecia mas fiquei curiosa com ele, principalmente por ser da autora. A história parece ser bem interessante e com momentos de reflexão. Gostei da dica.

    ResponderExcluir
  3. oie, como não se apaixonar por Kristin Haannh e seus enredos, esse foi daqueles de fazer soluçar, é triste, verdadeiro, dolorido, único e especial, demorei horrores para lê-lo após comprar e esse é meu único arrependimento!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Greice, li apenas um livro da autora e me encantei do começo ao fim. Este livro aqui já está na minha lista de leitura e pretendo encaixar o mais rápido possível. Me encantei pela descrição que você fez da visão infantil que o livro traz e acho que isto me encantarei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Greice
    Esse livro parece ser incrível. Eu tenho tanta curiosidade de ler um livro da autora, e infelizmente até hoje não li.
    Ela parece realmente mexer com as emoções dos leitores e vi que com esse livro não foi diferente. Que bom né?
    Adorei a resenha e saber que ele tocou você e que vale muito a pena. Gostaria muito de ler todos dela também.

    ResponderExcluir
  6. OI!!

    Nunca li nada da autora e a estória parece diferente e dramática. Afinal ser criada em um trailler pq a mãe se mete em confusão e vive drogada é algo bem complicado, além de se deparar com uma família oposta ao que você conhece como tal. Não sei o que ocorre no acidente, mas creio que deva deixar todos com os corações nas mãos e com rumos e posições a tomar. Obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!!

    Eu não conhecia essa obra da autora, mas conheço a escrita dela. Acho sensacional o fato dela pegar temas densos e transformar em lindas histórias.

    Sua resenha está maravilhosa e gostei bastante desse enredo. Dica anotada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu tenho muita curiosidade de conhecer os livros da autora, principalmente este, pois parece ser uma história fantástica e muito emocionante ♥ E eu gosto bastante de acompanhar o amadurecimento de personagens, então acho que mais um ponto positivo para o livro...haha' Espero gostar da obra tanto quanto você :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a obra, mas fiquei curiosa pra ler!
    Adorei saber que o livro explora os pensamentos de uma criança, acho que nunca li um livro assim e é bem interessante, normalmente achamos que as crianças não entendem nada, mas elas podem nos surpreender.
    Adorei a resenha e saber que aborda o tema amizade também me fez ficar com mais vontade de ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Apesar de eu gostar de livros com tons reflexivos, to fugindo deles. Mas achei bem interessante a premissa, não faz muito muito o meu estilo, mas achei que seria uma leitura interessante! :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Greice
    Sou suspeita, pois amo demais Kristin Hannah.
    Esse livro foi uma das leituras mais tocantes. Concordo quando você diz que ela foi fantástica, pois a construção das personagens foi perfeita e os conflitos também são incríveis.
    Adorei as suas impressões. Realmente é emocionante <3
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu adoro o método de escrita dessa autora, já li dois livros dela e me emocionei muito, principalmente por ela conseguir passar sentimentos dos personagens tão claramente através das páginas, e te emocionar e comover com tudo o que eles passam.
    Adoro o fato também dela sempre trabalhar o poder da amizade em seus livros, assim como trabalhou nesse, ele nos faz dar mais valor aos amigos que estão sempre ao nosso lado

    ResponderExcluir
  13. Helloo, Greice! Tudo numa nice?!
    Eu não conhecia a autora e nem a obra, confesso que se visse somente a capa passaria longe. Sou bem chatinha quanto a esse aspecto. Mas que bom que existem as resenhas por aí para quebrar com esses bloqueios e paradigmas. Eu gostei bastante da proposta da obra e durante a resenha me vi emotiva com as coisas que você trouxe aqui. Sério. Já vou acrescentar a minha lista de leitura, apesar de não ser um dos meus gêneros favoritos. E a sua última frase de efeito!! Uau... Parabéns pela resenha instigante.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  14. Greice não vejo a hora de poder dizer que li todos os livros da autora também. Adoro a narrativa envolvente e suas histórias cheias de emoção.
    E pelo visto Kristin continua surpreendendo nesse livro, adorei a ideia dela ter dado voz a um personagem infantil, só por aí já sinto a forte carga emocional que enredo deve trazer.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Confesso que fiquei com o coração pesado lendo essa resenha. Mas não pesado em sentido ruim, mas de uma forma boa. Já me senti sensibilizada e tocada por essa história só lendo sua resenha.

    Eu adoro esse tipo de livro que vem do nada e muda a nossa vida. Acrescenta algo maravilhoso e que só ele poderia nos dar, isso é fantástico.

    Me peguei imaginando o que teria acontecido para que a situação desses amigos mudassem. Instigou muito minha curiosidade.

    Amei as reflexões que você trouxe, realmente me fizeram pensar um pouco. Isso é bom porque cria em nós um sentimento empático. É importante para o ser humano se sensibilizar com o sofrimento alheio.

    Enfim, amei sua resenha. Ela foi excelente.
    Obrigada pela dica. Anotada.

    Parabéns pelo trabalho.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  16. Oi Greice, tudo bem?
    Pela sua resenha, esse livro parece ser carregado de sofrimento. Além da personagem Lexi ter sido obrigada a viver e crescer sem a presença dos pais, ao conhecer pessoas boas que tem pais incríveis ainda precisa enfrentar mais uma perda pela frente, o que me parece um tanto quanto injusto para ela. No entanto, adoro livros que falam sobre amizade e fiquei curiosa para saber como Lexi vai conhecendo os irmãos e se apegando aos pais deles também. Adorei a sua resenha e espero ler o livro em breve!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler algo da autora, mas o meu coração aperta só de ler os títulos, sério kkkkk E esse é um dos livros que mais chama a minha atenção, imagino que deve ser muito emocionante mesmo e eu gosto muito de histórias assim, por isso acredito que vou ser completamente conquistada. Os personagens parecem ser ótimo e adoro quando a história fala bastante sobre amizade e tenho certeza que a desse livro é linda de acompanhar. Enfim, esse livro tem tudo para me conquistar e eu preciso ler pra ontem kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oi *--*

    Caramba Greice quanto sentimento você colocou em sua resenha. Nunca tinha me interessado em ler esse livro mas depois de suas considerações quero ler. Se ele me passar tudo que você descreveu tenho certeza que irei amar cada palavra. Nunca tinha visto um livro que explore esse lado sobre a forma de uma criança de pensar trazendo para a personagem e só por isso já achei fantasístico.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, flor.

    Eu nunca li nenhum livro da autora, mas lendo sua resenha estou vendo que estou perdendo obras maravilhosas. Confesso que fiquei bastante curiosa para saber o que acontece no livro, já que você carregou muitos sentimentos ao escrever essa resenha. Vejo que o livro trás bastante reflexões. Enfim, amei bastante sua resenha.

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Greice, eu sempre ouvi falar muito bem dessa autora, mas essa é a primeira resenha que vejo desse livro e devo confessar que você me pegou de surpresa e já fiquei bem curiosa com a obra, eu adoro esses livros emocionantes e que tiramos uma lição de vida. Tenho certeza que irei amar ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos