Katie Wilkinson está passando por uma dor de término de relacionamento bastante difícil. Na verdade, para ela foi tudo tão surpreendente que não sabe qual o real motivo de Matt ter chegado em uma noite tão importante para ele, depois de um ano juntos, e ter dito que não podiam mais continuar com aquilo. Ela não se dera o trabalho de suplicar ou pedir maiores explicações. Ele foi embora e ela ficou com a dor e mais do que isso, com uma gravidez recém descoberta. 

Matt realmente viveu um sólido relacionamento com Katie durante aquele período em Nova York. Ela morava na grande cidade enquanto ele morava em uma ilha próxima de Boston. Foi quando ele estava buscando uma editora para seus poemas que se conheceram e a atração entre os dois se tornou mútua. Mas Matt precisou ir embora, sem antes deixar para Katie um diário que poderia explicar de alguma forma o motivo que fazia com que ele tomasse aquela decisão. Era o diário escrito por Suzana para o Nicolas e ali Katie entenderia toda uma história. Agora Katie teria que ler tudo para confortar sua dor e entender Matt mais do que nunca.

Suzana era uma médica que vivia na correria de Boston. Ter tempo para parar e respirar era algo que ela quase não lembrava de ter e quando acontecia, costumava sair para passear com o seu cachorro. Relacionamento era o mesmo que o seu trabalho, de vez em quando sobrava espaço para ele em meio a um turbilhão de pacientes. Até o fatídico dia em que o seu coração parou. O grande coração que resolveu infartar e precisar de uma cirurgia para que Suzana voltasse a viver. E foi assim que Suzana percebeu que a vida que levava e da forma que levava estava a levando direto para o caixão. Desta forma, resolveu que iria embora dali, para a ilha onde sempre viveu com seus avós, a Martha's Vineyard. Lá iria poder trabalhar do seu modo, de uma forma mais calma e viver sua vida tranquilamente.

Matt era um construtor. Vivia na ilha há muitos anos e sempre cuidou das casas por ali já sendo bastante conhecido por todos. Nunca cursou uma universidade e por isto também não fez uma profissão diferente daquilo que sabia. A única diferença é que amava escrever poemas e um dia lutaria para que seu trabalho fosse publicado em revistas de literatura ou até mesmo em um livro. 

Ao conhecer a nova doutora da ilha, algo se mexeu dentro de seu coração. Sabia que ali, naquela mulher, havia algo de muito encantador e mesmo que ele fosse o responsável pela reestruturação da casa dela, teria que arrumar uma forma de conquistá-la também. 

Assim, aos poucos, Suzana foi conhecendo Matt e entendendo o que a vida queria dela e o que o coração também queria dela. E agora, com o que ela tinha na vida, precisava escrever um diário, para deixar para seu novo fruto, resultado do amor entre ela e Matt, tudo o que eles haviam vivido até ali.



Autor: James Patterson
Título Original: Suzanne's Diary for Nicholas
ISBN: 9788580410273
Páginas: 224
Ano: 2011
Gênero:  Ficção / Romance / Drama
Editora: Arqueiro








 


E então, já posso parar de chorar? Foi esta pergunta que me fiz ao fechar o livro e ficar alguns minutos pensando na história que tinha acabado de ler. Li diversos livros de James Patterson, mas até então era um gênero de fantasia ou então um gênero policial e sou pega de surpresa com um romance dramático tão lindo e surreal que ao folhear o livro novamente é como se tivesse um tesouro em mãos.

Há muito tempo queria ler O Diário de Suzana para Nicolas, já que sempre ouvia alguém comentar que ele era muito bonito e que valia a pena por toda a reflexão e a história de amor nele contida. Mas toda a ver que eu tinha a oportunidade, alguma coisa acabava acontecendo e tomando o livro de mim. Então, não pude mais deixar isto acontecer e basicamente li o livro todo de uma vez só, já que é tão empolgante e mágico que tinha medo de largar o livro e perder novidades, mesmo sabendo que poderia continuar a leitura depois.

James Patterson criou personagens como se fosse um conto de fadas. Na realidade Suzana é uma médica que antes de se mudar para a ilha vivia de uma forma que acredito que muitos de nós vive, correndo loucamente sem parar para aproveitar muito das coisas boas que o dia oferece. Suzana é uma mulher bem reflexiva e já madura que apesar de sonhar com diversas coisas para si, se pega sempre analisando o quanto sua profissão é mais importante, até sofrer o infarto e precisar repensar muita coisa. E então há Matt, um homem mais romântico, que seria como um peso na balança de Suzana, que a faz perceber o quanto até um nascer do sol pode ser incrível e duradouro e o quanto um passarinho na janela pode alegrar o dia.

É uma tormenta de emoções. O livro traz primeiro os sentimentos de Katie, que Vê seu relacionamento destroçado após um ano de muito amor e carinho e quando recebe um diário de Matt, precisa lê-lo para compreender a razão de tudo aquilo. E depois temos a volta no passado com a história do diário sendo contada e vou dizer, leitor, que o coração se acende de uma forma tão doce, tão afetiva que é algo que você deseja para si.

Mas é um drama também, que vai te fazer se emocionar com as dificuldades e dos desafios. Em certo momento pensei o quanto a vida nos surpreende e nos revela coisas que jamais imaginamos. Muitas pessoas imaginam que as coisas mudam da noite para o dia e muitas desistem de tentar diversas outras e é neste livro que podemos ler o quanto é importante lutar por aquilo que desejamos.

Não me impressiona ser um livro tão comentado positivamente. É um amor preso em palavras e vivido em pensamentos. Quem seria capaz de julgar todas as ações que James Patterson descreve? Um livro digno de lágrimas, de sorrisos e de consolação, pois tudo sempre tem um início, um meio e um fim.

Para quem quiser assistir, tem o filme disponível. Ainda não o vi já que acredito sempre que o livro é muito melhor que a edição visual.





32 Comentários

  1. Olá Greice.
    Gosto muito de romance policial, ainda não li nada do autor e muita gente diz que devo ler um dos livros dele, mas pelo visto o autor não faz só policial, e que ótimo que os dramas dele também são ótimos.
    Não sou muito acostumada a ler dramas, mas os poucos que li gostei bastante.
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma quedinha por blog´s estruturados e bem organizados, o seu é super fofo.
    Quanto ao livro e a resenha, também subiu em meu conceito tendo em vista que romance é minha praia, ainda mais quando tem diários na história (AMO).

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Tudo bem?

    Nossa, li esse livro há muito tempo... Lembro que o título me interessou porque minha mãe se chama Suzana. Quando terminei de ler, fiz a mesma pergunta que você: posso parar de chorar já? Caramba, que livro mais cheio de emoção!! E olha que ele é curtinho né...

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  4. Oi Greice, a capa desse livro é tão Sparks!
    Hauhauha
    Olha acredita que ainda não li nada do Patterson, vejo algumas opiniões variadas sobre as histórias dele e confesso que tenho um certo preconceito por saber que ele usa Gost Whriters, mas mesmo assim ainda quero ler algo dele pra tentar mudar de opinião, mas vou preferir alguma das obras com a pegada mais policial, porque leitura pra chorar eu evito. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Greice, apesar da sua empolgação, esse não é um livro que eu leria, não. Não curto esses romances melosos, na verdade eles até me irritam um pouco. Mas que bom q pra vc a leitura foi tão satisfatória. Pra quem curte romances, deve ser maravilhoso mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu ainda não conhecia esse livro e sua resenha me deixou completamente interessada nele, deve ser um livro muito bonito e emocionante, bom saber que tem um filme, mas antes preciso ler esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu só escuto falarem bem desse livro. Todos dizem ser extremamente comovente, envolvente, bem escrito. A sua resenha só me fez ter ainda mais vontade de ler essa obra e, acredite, já estou correndo atrás dela para colocar como meta de leitura para fevereiro.

    Gostei da forma como o classificou "uma tormenta de emoções". Fico tentando imaginar como eu reagiria na mesma situação, recebendo aquele diário e lendo tudo que lá deveria estar explicando. Nossa... Pesado.
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  8. foi o primeiro e único que li do autor, gostei da forma como ele conduziu a trama! achei triste e apaixonante ao mesmo tempo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola Greice quero muito ler esse livro, ainda mais com elementos como drama e romance e lendo sua resenha percebi o quanto a leitura te emocionou, gosto de livros assim que nos emocionem ao ponto de chorar, sentir raiva. Irei ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Eu fiquei sabendo que o James já havia escrito livros de romance a pouco tempo. Eu fiquei bem surpreso, pois ele faz um otimóvel trabalho com suspense policial. Espero gostar do livro já que sou fã do escritor.
    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Olha eu até vendi esse meu livro para uma amiga.
    Mal me lembro da estória para te falar a verdade, mas eu o tenho em ebook e provavelmente eu venha a fazer a releitura dele, porque quando eu li eu era bem nova e tipo, eu fiquei impressionada com a estória. Achei a coisa mais linda. Mas agora não me recordo muito. Mas adorei a sua resenha e seu ponto de vista sobre o livro.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/dia-de-quote-18.html

    ResponderExcluir
  12. Eu também chorei muito quando li a obra. Que livro mais lindo, não esperava que fosse tão belo, me surpreendi com a intensidade da história, ainda mais sendo de um autor que estou acostumada a ler policiais, rs.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oii
    Acredita que nunca li esse livro??!! Pois é menina fiquei com ele aqui um tempão e acabou que me desfiz dele..Já li alguns livros do autor mas esse fui passando ... a sinopse não me chamou muito atenção e não consegui ter interesse em ler!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/titulo-fragmentados-autor-neal.html

    ResponderExcluir
  14. Olá,tudo bem.

    Ainda não li nada do autor, mas ouço muitos elogios e tenho curiosidade.E fiquei agora mais curiosa depois de saber dos sentimentos que você sentiu ao ler. Vou anotar a dica, para uma leitura futura. Parabéns pela resenha.

    beijos
    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Greice,
    Não tenho um bom relacionamento com o James, mas pelo fato de ser uma obra diferente, eu poderia me arriscar a ler. A história parece ser bem envolvente e emotiva, o fato do passado explicar o presente também me chamou a atenção. Vou colocar na lista para ler futuramente.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Ainda não li o livro e não sei se leria. Fiquei indignada por Matt ter largado Katie e ainda deixar um diário mostrando que se apaixonou por outro pessoa. Eu não sei como reagiria a essa situação se estivesse na pele de Katie. Pode ter uma história linda entre Matt e Suzanna, mas ainda não sei se leria.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  17. Oi Greice, eu sempre tive vontade de ler esse livro mas nunca tive oportunidade, espero conseguir lê-lo esse ano e ver se realmente vou gostar dele. Mas confesso que sua resenha me cativou a ir atrás o quanto antes, parece incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Greice!
    Faz tempos que quero ler este livro, deve ser mesmo muito lindo e emocionante. Gostei muito de conferir sua opinião e de saber que você gostou! Não sabia do filme, quero ver. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Em geral eu torço o nariz com livros do James por ele usar muito ghost writers daí nem sei o que foi ele que escreveu. Não sou muito chegada em romances que fizeram outras pessoas chorarem pois aumento as minhas expectativas e quebro a cara XD
    Mas o cara largar a Katie e depois mandar um diário para que ela entendesse é algo chatinho para mim, mesmo a questão do diário ser interessante.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Menina, acredita que nunca li nada desse autor? Embora já tenha lido e ouvido muitos elogios ao seu trabalho. Fiquei tão tocada com a sua resenha, que acho que começarei por esse. Não consigo entender o que levou Matt a deixar esse diário para que Katie lesse. Em um primeiro momento, parece crueldade, mas certamente há algo mais aí, né? Acho que só lendo para descobrir!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  21. Você é das minhas, eu sempre acho o livro melhor que o filme, mesmo que nunca tenha visto o filme. Você elogiou bem a obra, mas não me atraiu. Na realidade, eu não curto muito esse gênero. Aí, já viu, por mais que as pessoas elogiem não me atrai. Eu quero algo desse gênero esse ano, mas não quero de nenhum escritor famoso. E apesar de saber que muitas pessoas gostam muito do James, ainda não vai ser esse.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Já vi muitos comentários positivos sobre esse livro e a premissa sempre me atraiu, mas ainda não tive oportunidade de ler. A estória parece envolver bastante o leitor e fluir de forma bem gostosa. Já tinha vontade de ler a algum tempo e sua resenha me deixou bem curiosa. A estória entre o Matt e a Suzanna parece ser ótima. Espero ter oportunidade de ler em breve.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  23. Olá Greice.
    Não conhecia o livro, mas já percebo o pq da choradeira. Eu sou muito emotiva, então, adorei a resenha. O James escreve muito bem, li algumas obras dele. Acredito que essa vai a melhor dele até agora, pra mim!
    Bjss

    ResponderExcluir
  24. Li esse livro logo que foi lançado e lembro que fiquei muito emocionada durante a leitura. Achava que o nicholas Sparks era cruel com os personagens, mas o Patterson foi mais do que ele nesse livro.
    Ler sua resenha me fez ficar com a maior vontade de reler o livro e relembrar de alguns detalhes que já estão um pouco esquecidos.
    Não sabia que tinha uma adaptação dele... Sou meio por fora quando o assunto é cinema, mas adorei saber e vou procurar o filme para assistir. (também acho que livro é muito melhor, mas fiquei curiosa em ver como a história ficou nas telas).
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  25. Olá

    Eu já tinha visto esse livro por aí,mas a sinopse e uma resenha é a primeira vez que leio,gostei muito da premissa,acredito que ele passe uma linda lição de vida,dica anotada,gostei bastante da resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir
  26. Oi Amiga,
    Esse livro foi e é comentado por quem o lê, incrível como ele conquistou uma legião de fãs. Só em pensar no quanto ele vai tocar nos meus sentimentos, já fico balançada em lê-lo. Espero que agora em 2016 eu também possa me debulhar em lágrimas com ele. Linda sua frase: "É um amor preso em palavras e vivido em pensamentos."

    Minhas palmas de pé para esse resenha.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Realmente é um tormenta de emoções esse livro! Adoro...um dos meus livros favoritos. Trama linda, perfeita, muito emocionante...também chorei rios.
    Passa lá no blog também!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  28. Oiie Amiga,

    Chorando com você rs Só em ler a resenha já fiquei com o coração pequeno, já imagino quando eu tiver a oportunidade de ler o livro. Já vi várias pessoas falando bem desse livro, o quanto ele mexe com os nosso sentimentos e o quanto ele fez nos refletir sobre a nossa vida. Espero nesse novo ano poder ter a oportunidade de ler.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem ?
    Esse livro é lindo, maravilhoso , amo , amo , amo , amo muitooooooooo . Simplesmente perfeito , chorei horrores e até hoje me lembro perfeitamente da estória , li já tem algum tempo uns 2 anos mais ou menos. Mas eu amo muito!
    Já está na hora de reler ele por falar nisso.
    Ótima leitura viu !
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi Greice,
    Vou confessar uma coisa: não sou fã do James Petterson, mas esse é um dos livros mais lindos que li na vida.
    Quando ele chega no clímax, eu chorei litros.
    Lembro que eu estava no ônibus e eu soluçava.
    Não sabia que tinha o filme, vou procurar para ver.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Esse livro é muito lindo e realmente de fazer chorar até o olho cair. kkkkkk

    Li assim que foi lançado e lembro que fiquei do lado da Katie, mas depois as coisas vão se encaixando e forma um história maior e comovente. Ótimo livro!!

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olha, não tenho palavras pra expressar o que senti ao ler esse livro. Já tinha ouvido falar que ele era lindo, mas quando cheguei nas últimas páginas, me senti angustiado e triste com aquele final. Ao mesmo tempo feliz por ver o desfecho da Katie. Recomendo a todos esse livro, desde ao principiante no mundo literário até os veteranos.

    Tenho um blog de resenhas também e lá possui, inclusive uma resenha dessa obra, se puderem dar uma olhada e comentar o que acharam, agradeço. =)

    http://otempoentrelivros.blogspot.com.br/2016/02/o-diario-de-suzana-para-nicolas-resenha.html

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos