Christine Rose é uma mulher madura, casada, que trabalha com recrutamento de pessoas que desejam se recolocar no mercado de trabalho e ao que aparenta procura um lugar especial no mundo: um lugar em que consiga se encontrar de verdade, em que consiga reviver uma emoção totalmente diferente. E é por isto que ela anda por lugares remotos e diferentes de vez em quando. E também é em um destes momentos que ela dá de cara com um homem que está prestes a cometer suicídio e mesmo com todo o seu jeito de falar e sua habilidade de mostrar o caminho certo, Christine não consegue lidar com aquele momento.

Adam foi até a capital Dublin para pedir sua namorada em casamento. Ficou um pouco afastado por diversos motivos: seu pai doente, sua profissão que não queria largar e o questionamento de ter que seguir os negócios da família estavam deixando ele louco. Mas um casamento poderia mudar tudo. Mas ao chegar e pegar o namorado com seu melhor amigo ele percebe que o único caminho é a morte. 

E é em uma das caminhadas de Christine que ela encontra Adam, do lado de fora da ponte, pronto para pular. Ela não pode deixar mais uma vez acontecer um suicídio bem em sua frente e precisa fazer o que está ao seu alcance para evitar esta tragédia. Ao conversar com Adam, ela descobre que ele tem os problemas da vida tanto quanto ela tem e que no fim ela acaba fazendo uma promessa que pode não conseguir cumprir: a de que a vida vale a pena e que provará isto em duas semanas, antes do aniversário de Adam.

Mas Christine também está passando por turbulências. Se separou de seu marido quando percebeu que aquilo não era o verdadeiro amor e somente comodismo. Está morando em um porão sem móveis, já que seu marido negou qualquer repartição de bens e roubou todo o dinheiro da poupança deles e os amigos que tinham em comum tomaram o partido do marido. Agora ela conta com poucas amigas e com uma família não muito amorosa, apesar de sempre amiga.

Agora eles tem duas semanas para Adam voltar a ver a cor das coisas e Christine mostrar a ele através de seus milhares de livros de autoajuda que tudo pode dar certo. Mas quem realmente precisa de ajuda em todo este montante? Quem acredita de verdade no amor?



Autor: Cecelia Ahern
Título Original: How to Fall in Love
ISBN: 978881637860
Páginas: 352
Ano: 2015
Gênero:  Ficção / Drama / Romance
Editora: Novo Conceito







  

 


Sempre que tenho um incômodo pela capa, começo falando sobre ela. Neste caso, fiquei extremamente feliz pela editora ter seguido uma diretriz diferente das capas que a Cecelia publica internacionalmente. Pode verificar nos modelos que coloquei acima como são tão simples e mesmo que indiquem um pouco da história, gosto de ter capas mais coloridas e que deixem um mistério no ar, como a capa publicada aqui no Brasil.

De todos os livros publicados por aqui, o único que não li ainda, mas tenho na estante é O Livro do Amanhã. E de todos os outros o que menos gostei foi O Presente, que é uma história de Natal. No restante não tem como dizer que Cecelia é uma autora que não sabe escrever histórias porque ela sabe exatamente como prender as leitoras e em Como se Apaixonar não é nada diferente.

De início eu fiquei um pouco iludida quando o tema parecia ser a questão de que ela precisava lidar com uma pessoa que estava totalmente desesperada e que então ela havia prometido que tudo mudaria em duas semanas, desde que o personagem de Adam percebesse que tudo realmente tinha volta. Se a pessoa tem tantos problemas e busca algo como o suicídio, é meio estranho que em duas semanas alguém vá conseguir reverter o quadro, certo? Foi isso que mais pesou de início. Mas aí é que vem a jogada da autora. 

Aos poucos vamos conhecendo a vida dos dois personagens e tudo não para somente baseado na vida de Adam, mas sim na de Christine também. É aí que tudo para mim fez um grande efeito. Na verdade é uma história linda sobre como algumas pessoas conseguem deixar de lado os seus problemas para ajudar a outros, mas com isto conseguem ajudar a si mesmas. E é neste contexto que aos poucos Christine vai percebendo que tem os mesmos defeitos e qualidade de Adam e que precisa de ajuda tanto quanto ele.

Tudo acontece de uma forma tão natural e tão fluída que é impossível não se apaixonar pela história. É a mesma forma como  escrevo esta resenha: não preciso pensar em como tudo acontece para que as palavras venham como inspiração. Não há capítulos chatos ou monótonos. A personalidade de Adam muitas vezes irrita e dá vontade de entrar no livro e socar a cara dele, mas a forma como ele supera momentos e como refaz tudo é que dá sentido a narrativa.

É um belo romance. E daqueles que fazem você se perguntar depois se está com a pessoa certa ou errada. Se ama ou se está somente por conforto. Mas não é um livro para colocar dúvidas em sua cabeça e sim para colocar mais amor ainda em seu coração.






31 Comentários

  1. Oiii,

    Parabéns pela resenha muito bem feita. Porém não me chamou tanto a atenção, mas quem sabe um dia. De qualquer forma.... Dica anotada.

    Beijos.
    Kah Fernandes
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, finalmente um romance diferente. Pq ultimamente livros nesse sentido parecem tão iguais. Mas esse livro pelo visto traz questões muito maiores do que apenas um romance e com certeza nos traz lições de vida e de como vale a pena viver.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Oi Greice, tudo bem contigo ???
    Li esse livro na semana passada, foi minha leitura de parceria com a Novo Conceito, mas infelizmente ainda não tive tempo de escrever a resenha, estou tão atolada de coisas para fazer com o trabalho que me falta tempo para sentar, colocar os pensamentos em ordem e escrever a resenha.
    Sou novata nos livros da Cecelia, só li A Lista e Como se Apaixonar, mas confesso que, mesmo encontrando vários defeitos nesse livro, gostei muito mais dessa história do que A Lista !!! Uma coisa que percebi nos livros da Cecelia é que ela consegue inserir belas lições de vida em romances fofinhos, e esse é o detalhe que eu mais gostei nos livros da autora !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  4. Oi Greice!
    Mais uma resenha que me inspira a ler o livro ! Já li algumas resenhas negativas, então estava na dúvida se iniciava a leitura ou não.
    Gostei muito das suas palavras, e como já li alguns livros da autora, acredito que vou gostar desse também \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai, estou sonhando com a hora em que irei pegar este livro para ler...Nunca me decepciono com a autora, ela é muito perfeita! Também gostei desta capa. Espero gostar tanto do livro quanto você.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Greice!
    Às vezes também tenho vontade de socar a cara de alguns personagens por aí
    Ainda não li nada da Cecelia, mas esse livro não me chamou muito atenção, apesar de parecer ter um enredo bem interessante.
    Beijos
    Balaio de Babados|Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  7. Olá, Greice!
    Confesso que sou meio suspeita quando se trata de Cecelia Ahern... Gosto de praticamente todos os livros dela. Este ainda não tive a oportunidade de ler - a fila está enorme - mas é certeza que um dia ainda me encantarei com esta história!
    Sua resenha está linda, parabéns!
    Beijos,
    Gabrielle
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oioi
    Parece um romance bonitinho, mas como você pensei a mesma coisa sobre o suicida só que no meu caso isso é algo que ne fará adiar essa leitura para sabe-se la quando.
    Ahhh eu amei as capas gringas.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ola lindona a capa é linda mesmo, e o que me chamou atenção na trama toda , foi essa doação de tempo e devoção a ajudar o próximo, achei isso tão lindo e somente por isso já vou ler o livro, sua resenha destacou pontos que me chamaram atenção também. Dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oláá!

    Eu não li essa essa obra ainda, mas vou ler no mês que vem porque é meta do clube que participo. Acho as obras da Cecelia são maravilhosas e sempre cheia de significado, sempre acabo aprendendo muuuuito quando leio os livros.
    Espero de coração gostar do livro! A capa está bem fofinha, diferente do que segue um padrão...


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Olha eu ainda não li esse livro, porque uma das minhas colaboradoras que está querendo resenha-lo, mas mesmo assim tenho que confessar que sua resenha me chamou bastante atenção, até porque me parece ser um belo romance. Tenho certeza que irei amar. Mas como estou com um pouco de ressaca de ler livros do gênero estou tentando mudar um pouco ou pelo menos dar uma mesclada sabe? Mas acho que vou tentar ler ele em Janeiro, porque por agora quero descansar mesmo rs

    Mas olha amiga parabéns pela sua escrita, adorei a maneira como você desenvolveu suas impressões. Fiquei apaixonada pela estória só pelas coisas que tu comentou. PARABÉNS =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-tao-insano-quanto-voce.html

    ResponderExcluir
  12. Olá, Greice.
    Diferente de você, eu gostei mais da outras capas. Prefiro as mais simples hehe. Não que não tenha gostado dessa porque amei. Eu gostei muito do livro. A autora ter dado uma pitada de humor, foi o melhor da história. Já li outros livros dela e gostei de quase todos até agora.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Greice!
    Vejo muitas resenhas dos livros da Cecilia, mas ainda não li nada dela. Achei bem interessante a premissa do livro, gosto quando uma estória faz com que você pense e reflita sobre a sua própria vida. Ultimamente os livros que tenho lido são mais uma leitura para passar o tempo, leituras leves e divertidas, e que em sua maioria não mexem com as emoções do leitor. Gostei da dica e com certeza irei lê-lo.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiiie,

    Acredita que nunca li nada sobre a Cecelia?! Sabe nunca nenhum livro me chamou a atenção. Não gostei muito dessa premissa, acho pra mim nesse momento seria uma leitura arrastada. Parabéns pela resenha.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Adoro os livros da Cecelia, mas ainda não li esse. Que capa mais linda, não? ♥ acho que se a editora tivesse lançado alguma das azuis eu pensaria duas vezes antes de comprar, pois não chamam muito a atenção *-* Essa história parece ser muito bonita, parece ser uma daquelas que deixa uma sementinha no nosso coração, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Greice, eu estou com esse livro e só não peguei ainda por falta de tempo mesmo, porque estou doida para ler, já que sou apaixonada pelos livros da Cecelia, tenho certeza que não vou me decepcionar com esse também. Ele parece ter um romance bonito e que nos faz refletir, bem o que estou precisando!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Não curto muito a escrita da Cecelia...
    Acho as histórias dela incríveis, mas a escrita dela me dá sono!
    A lista eu não consegui ler direito, Simplesmente Acontece eu adorei, mas fiquei entediada em vários momentos!
    Mas ai eu leio uma resenha dessas e fico querendo me arriscar de novo!
    E ai, faço o que? hahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu já tinha visto o livro anteriormente mas é a primeira resenha que leio sobre. Admito que eu gostei bastante e também que ainda não li nenhum livro da escritora. Talvez eu comece por Como se Apaixonar que me deixou bem curiosa, apesar do fim já ser obvio.
    Beijos :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  19. A Cecilia é uma ótima escritora, li vários outros livros dela e me apaixonei. Eu estava super empolgada para ler esse também, mas estou com um pé atrás. Eu meio que me proibi ler livros sobre depressão/suicídio por causa dos sentimentos que eles causavam em mim. Mas faz tanto tempo, que talvez eu acabe lendo.

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  20. Oiee.
    Não li os livros da autora e o único que tem é A Lista, mas não fiz a leitura. Sempre vejo resenhas possitivas, mas sabe quando a vontade de conhecer a escrita e as tramas passam longe? Pois é, isso acontece com relação a ela, mas vou tentar ler A Lista e quem sabe não quebro essa coisa que existe com relação a ela.

    Bom, sua resenha ficou muito linda e gostei de saber que a autora construiu uma personagem que mesmo sofrendo ajuda as outras pessoa.s

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  21. Estou morta de curiosidade para ler esse livro.
    Será que nossa mocinha conseguirá ajudar a ver as cores através da auto ajuda? Já estou curiosa.
    Gostei de saber que a leitura é fluida e um romance legal.
    As outras capas são mais bonitas. Não gosto de pessoas em capas.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Oi Gre,
    Que vergonha não ter vindo comentar, já que fui uma das primeiras a ler...na na na.....vou me deletar da sua vida......Tchau
    ....
    .....
    .....
    .....
    #sqn
    .....
    ....
    ....
    kkkkkkkkkkkkk essas amigas que ficam se fazendo é bucha.....kkkk
    Eu estou doida para ler a obra, ainda mais depois de você ter gostado tanto. Fiquei com medo, não nego...daquela parte de a mulher ter se separado por não ser feliz e não querer viver no comodismo...poxa toda história me causa um impacto e como somos viciadas em livros, sabemos que vai alterando nossa percepção da vida real.

    Caramba me senti inteligente na última frase, ai em cima. kkkk....beijos...\o/

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem?
    Eu gostei muito da sua resenha! Eu já tinha visto o livros em algumas caixinhas do correio, mas essa é a primeira resenha que leio, e adorei a sua opinião sobre o livro. Gostei de saber que é um romance gostoso de ser acompanhado e que as coisas acontecem de forma natural. Com certeza está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Ainda não li nada da Cecilia Ahern, dá para acreditar? Ela me parece uma escritora incrível, que tem uma escrita leve e cativante, que escreve sobre assuntos que parecem simples, mas que nos dão uma verdadeira lição. Já tenho um livro dela aqui na lista de leituras, se gostar acho que adiciono mais um haha,
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oi Greice, sua linda, tudo bem
    Das resenhas que li até agora, você me apresentou um outro ponto de vista. Primeiro, é exatamente o que você falou: como alguém vai conseguir convencer que a vida vale a pena em duas semanas. Veja bem, podemos fazer isso em minutos, mas se a pessoa que queremos convencer é Adam, duas semanas é muito pouco. Então, imagine a pressão, a culpa se não conseguir, você é responsável pela vida de uma pessoa. Nossa, não iria querer esse peso, mas também não iria querer o peso de não fazer nada, virar as costas. É tudo tão complicado. E o que chamou minha atenção foi o fato de que ao fazer isso, ela olhou para a própria vida e acho que teve que acabar se convencendo também. Que história!!!!!!! Nunca li nada da autora, mas não vejo a hora de ler, principalmente A Lista. Adorei sua resenha, você conseguiu me emocionar e sentir todo o drama dos personagens.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Greice! A Cecilia tem uma forma de escrever maravilhosa mesmo, prova disso, é que eu odiei Simplesmente Acontece mas não consegui parar de ler, tive que ir até o final, por conta dessa narrativa tão envolvente. Rsrs...
    Como se apaixonar é o tipo de história que eu gosto e com certeza quero ler. Acho que vai entrar para um dos queridinhos junto com P.S Eu Te amo, né? Porque aquele livro é maravilhoso!

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oii,

    Tenho que dizer que quase solicitei esse livro, mas preferi outro e acho que me arrependo. Gosto muito da escrita da Cecelia, e esse livro parece ser muito amor. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre o Adam e a Christine.

    Parabéns pela resenha, muito bem escrita e você expõem a história de uma forma que deixa o leitor querendo mais pela história!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Greice!!
    Eu imaginava que esse livro tivesse uma carga mais pesada, mas pelo que li na sua resenha, ele é leve e cheio de ensinamento para os personagens.
    Realmente a capa brasileira está mais bonita e convidativa!
    Obrigada pela dica. Vou ler mais algumas resenhar e anotar na minha lista para 2016 :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá... Greice, tudo bem???
    Fiquei encantada com a premissa do livro... não sei acho que estou mais sensível do que o normal, sabe.... eu fiquei completamente encantada por essa capa e lendo sua resenha percebo que estarei em boas mão em minha fuga da zona de conforto rs.... ficou muito linda a sua resenha... percebi que os sentimentos falaram alto e você apenas transmitiu palavras... xero!!!

    ResponderExcluir
  30. Cmg a experiencia foi um pouco diferente.
    tb resenhei a pouco esse livro...e na minha opiniao...ficou cansativo em determinado momento e faltou romance.
    bjos
    nat
    letrasebelezas.blogspot.com.br
    @letrasebelezas

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Estou com esse livro para ler e vai ser o meu primeiro contato com a escritora. Já ouvi falar muito bem dela e estou com grandes expectativas. Também gostei mais da capa do Brasil, a internacional é muito simples e não revela nada do livro.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos