Autor: Hank Green
Título Original: An Absolutely Remarkable Thing
Páginas: 344
Ano: 2018
Editora: Seguinte


Enquanto volta para casa depois de trabalhar até de madrugada, a jovem April May esbarra numa escultura gigante. Impressionada com sua aparência — uma espécie de robô de três metros de altura —, April chama seu amigo Andy para gravar um vídeo sobre a aparição e postar no YouTube. No dia seguinte, a garota acorda e descobre que há esculturas idênticas em dezenas de cidades pelo mundo, sem que ninguém saiba como foram parar lá. Por ter sido o primeiro registro, o vídeo de April viraliza e ela se vê sob os holofotes da mídia mundial.Agora, April terá de lidar com os impactos da fama em seus relacionamentos, em sua segurança, e em sua própria identidade. Tudo isso enquanto tenta descobrir o que são essas esculturas — e o que querem de nós.Divertida e envolvente, essa história trata de temas muito relevantes nos dias atuais: como lidamos com o medo e o desconhecido e, principalmente, como as redes sociais estão mudando conceitos como fama, retórica e radicalização.


April May mora em Nova York e passa muitas horas trabalhando em uma start up para conseguir colocar todas as suas contas em dia. Com apenas vinte e três anos, formada e com muitas dívidas estudantis ela precisa trabalhar mais e mais para honrar tudo o que tem sem pedir a ajudar de seus pais.

April mora em um apartamento pequeno com sua amiga de faculdade Maya, e que acabou virando sua também namorada. Porém April tem uma grande dificuldade de aceitar relacionamentos, ou melhor, de aceitar que existe algo de verdade com alguém, de levar as coisas adiante como uma responsabilidade.


" - Eu sei... E o pior é que passei reto. Só pensei "Bom, outra coisa legal em Nova York" e continuei andando. então me toquei que não tinha ouvido falar disso ainda. E como você está sempre atrás de algo que viralize, achei que pudesse aproveitar esse furo. Então fiquei tomando conta dele para você." Pág. 15

Andy é o melhor amigo de April. Cursou a faculdade com ela e com Maya e os três formam um trio estranho, porém o melhor trio. Andy é o amigo esquisito que gosta de ter um canal no YouTube e postar sobre coisas diferentes. Andy ainda tem a opção de poder procurar um trabalho legal já que seus pais o sustentam de alguma forma.

"É claro que não foi bem assim. Olhei o celular e, em vez de responder a algumas das muitas pessoas que me escreveram, entrei no Twitter e vi todas aquelas coisas boas e ruins, que estavam dizendo sobre mim. então abri meu e-mail... como uma idiota." Pág. 60

Em uma saída do trabalho às três da madrugada April May se depara com uma obra de arte gigante. Ela não faz ideia como foi parar ali já que ela recém tinha passado por aquele lugar e não havia nada. Era como um robô gigante, sem ser frio nem quente. E ela precisava mostrar aquilo ao mundo. 

Quando ela chama seu amigo Andy e eles gravam um vídeo mostrando aquela novidade, o vídeo explode nas redes sociais e da noite para o dia April fica famosa e começa a descobrir um mundo totalmente novo. Os Carls, como começam a ser chamados os robôs espalhados pelo mundo, se tornam um vício.



Agora April precisa desvendar um mistério gerado por um sonho coletivo e ainda por cima não se afogar no sucesso e no egoísmo de querer estar sempre em primeiro lugar.

Eu não cheguei a ler a sinopse antes de começar a ler o livro. É uma coisa que tenho feito ultimamente para ver como me adapto ao meio de surpresas literárias. Assim foi uma surpresa quando percebi que o tema do livro era algo meio que fantástico. Claro que li sobre o autor e sobre o que ele tem de conhecimento e vi que teria algo do gênero. Mas ver o desenvolver da história da forma como foi é bem diferente.

Primeiro o que mais me chamou a atenção é o estilo de escrita do autor. O livro é para um público jovem adulto, e a escrita é bem fluída e interessante, com diálogos que não tem aquela pegada chata nem monótona, o que fez com que eu lesse rapidamente, me envolvendo na trama.

 


Em segundo os personagens tem um desenvolvimento cativante. Claro que o foco é em April May, mas ao mesmo tempo vai tem um enfoque grande em Andy, Maya e Mirada e o quanto a amizade é importante, mesmo que em certos momentos tenha me dado vontade de pegar a April e dar uns tapas pelo jeito como ela agia com algumas pessoas.

Agora o mais interessante de verdade é como as redes sociais afetam as pessoas. O livro tem o intuito de repassar duas importantes mensagens. Uma delas é a questão de como algo que viraliza pode mudar completamente a vida de alguém que não sabe como lidar com a fama. De uma hora para outra tudo explode e aparecem em todos os jornais, revistas e quem não sabia o que era aparecer na mídia acaba sendo engolido por um turbilhão de pessoas. Assim é quando Andy e April descobrem e divulgam Carl. Eles ficam famosos e consequentemente aquilo afeta suas vidas de uma maneira surreal. Porém April passa de seus limites e começa a viver uma vida de sonhos, a respirar a fama e a sair da ética e da sabedoria.

"O baque foi grande. Não o fato de haver uma seção no reddit, mas a constatação de que eu estava atrasada. Fazia tanto tempo que eu estava à frente do jogo. Mas agora o mundo sabia coisas que eu ainda não tinha descoberto... que eu deveria ter descoberto! Era desagradável por motivos que, naquele momento, eu não compreendia." Pág. 143

A outra mensagem que adorei foi o fator sobre o motivo pelo qual surgiram os Carls na Terra. A guerra que gerou entre diversas pessoas que tem muitas opiniões diferentes me lembrou a nossa política onde parece que as pessoas perdem a razão quando discutem sobre algo.

O livro é interessante e traz uma bela mensagem. O final foi de arrasar e agora eu já quero uma continuação, pois é impossível ficar sem saber o que acontece depois do final. Hank é irmão de John Green e só posso dizer que como ainda não li nada de John, já posso dizer que Hank com certeza tem um talento nato para a escrita sendo que este é seu primeiro livro. O talento certamente é genético.



Deixe um comentário

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos