Após passada todas as aventuras com a chegada da filha de Jamie e Claire, Bree, o nascimento de seu neto e a vinda também de Roger, as coisas parecem ter melhorado mais na Cordilheira dos Fraser. O casamento de Bree está para acontecer junto com a da tia de Jamie, Jocasta, que tem como pretendente Duncan.

Juntamente com o evento do casamento há o encontro de diversos clãs escoceses e a amizade de Jamie com muitos dele continua e se torna cada vez mais importante, já que uma briga entre o Governo e os reguladores está começando, atiçando brigas fortes em cidades.

Enquanto isto Claire continua em sua função de curandeira e médica, ficando cada vez mais conhecida entre os povoados na Carolina do Norte. A sua fama está crescendo até como uma pessoa que faz pessoas serem ressuscitadas.

Jamie continua atrás de Stephen Bonnet, que fez um ato cruel contra sua filha e deseja vingança até conseguir mata-lo, mesmo que Bree tenha dito que ela quer que ele siga seu caminho. Mas Jamie está decidido a encontrar o ladrão estuprador a qualquer custo, mesmo que isto vá custar a vida de alguém.

Ao mesmo tempo Jamie é recrutado a ser coronel para montar uma milícia e defender cidades e povoados contra as ações dos reguladores. Claire sabe que a guerra vai acontecer dentro de alguns anos e que é impossível evitar, já que a história já foi contada.

Mas ao se deparar com uma situação de assassinato e perseguição em busca do ouro dos Stuart, um suspense vai ficar no ar e um segredo será revelado colocando em cheque tudo o que já foi construído até agora pelo casal que viajou da Europa até ali em busca de um final feliz.


Autora: Diana Gabaldon 
Título Original: The Fiery Cross
ISBN: 9788580416602
Páginas: 720
Ano: 2017
Gênero:  Ficção / Drama / Romance
Editora: Arqueiro







 

Como sempre fiquei completamente feliz em recomeçar a história de Jamie e Claire. Por ser uma saga comprida e este ser o quinto livro, os outros anteriores ainda são divididos em mais de um livro por terem muitas páginas. Mas quando se ama uma história e se apega a ela com unhas e dentes quanto mais história para contar houver melhor e desta vez Diana Gabaldon tinha muita coisa para colocar no papel, nesta primeira parte de A Cruz de Fogo.

Agora a família está completa com Jamie, Claire, Brianna, Roger e o filho de Bree. A vida na Cordilheira dos Fraser está melhorando a cada dia e os arrendatários aumentando aos poucos. O que gosto nesta ambientação é a descrição detalhada de cenário, o que para mim é como um sonho em ficar passeando com a mente por um local da Carolina do Norte em meio ao ano de 1771. A descrição de fauna e flora é impecável e isto é algo totalmente declarado em todos os livros da saga.

A Cruz de Fogo é uma parte da história que vai focar completamente em lealdade, amizade e fidelidade. Esta primeira parte mostra como Jamie consegue ser um líder para muitos escoceses e até para algumas pessoas que não vieram das Terras Altas em busca de uma vida melhor e mesmo assim se identificaram com ele. 

A união de pessoas diferentes traz um gosto especial, já que mostra mais costumes e o modo de viver que cada pessoa tinha e agora precisa ter em um ambiente diferenciado. Como é parte da história real, também começa a contar a parte sobre onde a Coroa cobra altos impostos e toma as posses das pessoas que não conseguem pagá-los e a onda de revolta dos reguladores, pessoas que querem lutar contra este abuso e criar uma revolta.

Uma parte no livro me marcou profundamente, mesmo que neste volume talvez não tenha muito sentido por parecer fazer somente uma parte da passagem no tempo. Uma cena sobre um casal de fazendeiros e como naquela época as coisas podiam acontecer de forma meio bruta, até porque existia a questão da escravidão e venda de pessoas de todas as raças. Não posso falar muito sobre esta parte para não dar spoilers, mas esta parte em si me chocou bastante pela crueldade.

Esta obra em si não vai ter algo que intrigue o leitor ao extremo, mas cada pedaço da história é montada para colocar personagens em seus devidos lugares para o próximo volume da saga que deve vir com muita ação pela questão das rebeliões e é onde fico mais tensa com o futuro das pessoas na Cordilheira dos Fraser.

Agora espero ansiosa pela continuação, prevista para publicação em maio deste ano, para entender mais sobre alguns segredos que foram expostos nesta primeira parte e para saber o destino de outros personagens que causaram revolta e desejo de vingança no início e no  meio da história de Outlander. Segredos e mais segredos. Coisas de Diana que só Diana sabe resolver e nos embriagar em sua aventura!



10 Comentários

  1. Oiii menina, tudo bem?
    Infelizmente eu não sou tão chegada nesse tipo de livro, eu já tentei ler uma vez, pois ganhei de presente e agora ele está abandonado na estante e vai pra troca em sebo, parabéns pela resenha que ficou bem sincera e fico feliz que tenha gostado.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Tenho vontade de ler essa série, ms fico protelando. Confesso que pincelei a litura da sua resenha, por ter vontade de ler, e ter ficado com receio de algum spoiler grave. rs

    Pelo que entendi, nesse não tem muita ação, mas te conquistou tanto quanto os demas. É bom quando o livro nos marca.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, não li a resenha pois pretendo ler esses livros e fiquei com medo de possíveis spoliers! Mas menina esses livros são enormes né? Kkk tenho que tomar fôlego pra começá-los kkkk mas falam tão bem que eu tenho certeza que valerá a pena! Quero muito!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou ensaiando ler esse livro a tempos. Por conta da serie, que quero mto ver, sempre prefiro ler o livro antes.
    Provavelmente tem uma serie de diferenças, mas se gostar do livro a possibilidade de gostar da serie e muito grande, apesar de não ser nada garantido.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Confesso que a leitura da sua resenha por alto, pois fiquei com medo de pegar algum spoiler. Eu acompanho muitos blogs e canais literários e estou vendo todos gostarem da leitura, muitas pessoas estão me recomendando e minha vontade de começar a série só está aumentando! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  6. Oii Greice, tudo bem?
    Parabéns pela resenha menina, infelizmente para mim não é uma boa pedida, já tentei algumas vezes realizar a leitura, mas não consegui, ótima indicação no blog.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Hey!

    Não conhecia o livro, me surpreendi com a quantidade de spoilers relacionados a ele, fiquei meio dividida sobre aproveitar a leitura desse livro ou não, muitas coisas me atraíram, mas algumas me afastaram, vou pesquisar melhor pra ter uma certeza.

    Sucesso.
    Fonte Literária

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Essa série é bem grande não é mesmo? Kkk. Eu não tenho muita vontade de começar a ler ela, ma senhor curiosidade na série de TV pois vi um ep aí avulso e fiquei bem interessado, sem falar que minha colega enche meu saco para que eu comece a ver a mesma kkjk. Adorei a resenha e até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oiee Greice ^^
    Tenho o primeiro livro aqui há tanto tempo, mas morro de medo de ler e já querer os outros, e aí não os tenho...hehe' Mas eu acompanho a série, e, mesmo sabendo que não é bem a mesma coisa, adoro! Fico feliz em saber que este livro te agradou, apesar de não ter trazido taaantas emoções.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Esse não é um livro que me atrai, gostei bastante do seu post, mas vou passar a dica dessa vez.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos