David Ullman é um professor universitário altamente renomado. Pelo menos é o que ele acredita ser já que estuda uma área que para alguns não é tão atraente assim. A obra de John Milton, O Paraíso Perdido, que fala sobre um poema e as questões satânicas e religiosas. A questão é que apesar de saber muito sobre toda a obra, ele não acredita em nada disto. Não acredita que exista o inferno e em demônios. Não acredita nesta coisa de bem e mal, é totalmente cético. 

David se mudou para Manhattan para dar aula lá e porque sua esposa queria muito morar em um lugar melhor. Sua filha Tess, agora com onze anos estava passando por uma fase estranha. Não era o tipo muito comunicativa e feita a carinhos, mas era mais apegada ao pai do que a sua mãe. David sabia que era uma fase já que ele mesmo tinha esta parte escura em sua vida, ou melhor, a parte escura sempre esteve com ele a vida toda.

Elaine O'Brien é a única professora que David realmente mantém por perto. Professora de psicologia que tem a mesma idade de David, cerca de quarenta e três anos, ela o entende como ninguém e são muito amigos e nunca tiveram nada além disto, mesmo depois que David descobriu a traição de sua mulher.

Porém um dia algumas pessoas estranhas começaram a aparecer em sua vida com propostas estranhas. estranhos acontecimentos também estavam surgindo e seu divórcio já acontecia. Quando uma proposta de viajar para a Itália surgiu, David não pensou duas vezes em ir para aliviar a pressão e levar sua filha com ele. 

Ao chegar lá e deixar Tess no hotel e ser levado ao lugar em que encontraria algumas respostas, o que David viu, na verdade, foi um terror absoluto. Uma pessoa parecia estar possuída por algo e disse algumas informações que David ainda não sabia o que era, mas estava gravando tudo e saiu de lá correndo. Porem ao chegar ao hotel descobriu que naquilo que não acreditava perseguiu também sua filha e que agora ela fora levada. A verdade é que ele tinha um tempo para salvá-la. Precisava acreditar e ir atrás de provas em muito pouco tempo ou ia perder tudo o que mais amava na vida.


Autor: Andrew Pyper
Título Original: The Demonologist
ISBN: 9788566636406
Páginas: 320
Ano: 2016
Gênero:  Ficção / Terror
Editora: Darkside Books







 

Os leitores que começam a ler esta resenha devem estar pensando que sou um pouco estranha por estar fazendo uma resenha de livro de terror, apesar de eu já ter feito várias aqui no blog. Se você você for uma pessoa que analisa a outra vai achar que eu gosto muito de livros românticos ou de dramas mas a verdade é que sou fascinada por este mundo de livros e filmes de terror e suspense.

Sou aquele tipo de pessoa que quando precisa escolher um filme já corre para a lista de terror para ter aquela sensação de aflição e sustos que podem ocorrer durante a trama até chegar a um ponto em que tinha filmes que eu já sabia basicamente tudo o que ia acontecer. E então eu parti para a fase de livros e comecei uma outra fase mais feliz. E O Demonologista me foi apresentado.

De início eu pensei que este tipo de livro poderia ser complicado pelo fato em que as cenas não me trariam muita criação na mente e eu teria somente uma história pouco instigante. Ah, que boba que eu fui, já que não conhecia nada sobre o autor Andrew Pyper. Tinha lido algumas resenhas que me deixaram mais curiosa ainda e quando iniciei a leitura me envolvi em um mundo de mistérios e medo.

Eu imaginava um personagem que era totalmente focado em algo religioso e que tinha uma fé absurda nas coisas ao redor e então me deparo com um personagem cético que, ao mesmo tempo em que ensina sobre uma obra que fala sobre o mal, não acredita realmente que ele exista. É um personagem forte e que tem argumentos poderosos e desta forma já faz com que você comece nos primeiros capítulos a se perguntar o que realmente é verdade ou mentira no que você acredita.

Ao passar dos capítulos o autor não deixa o tempo monótono, sempre com cenas e dicas e então quando tudo começa a se desenrolar, a tensão se torna frequente e o medo não sai mais da leitura. A  descrição é bastante real e se você for imaginar tudo o que lê já pensa em sair correndo. Parece uma história simples mas tudo o que vai envolver para que um pai tente encontrar uma filha que sumiu vai no fim submeter o leitor a um mundo de pavor. Sim, não pense que não vai ter crueldades ou cenas que se podem considerar maldosas. Mas como é que alguém que não acredita em nada pode ser convencido de que demônios realmente existem?

Vi algumas pessoas não gostando do final, mas eu considerei-o perfeito. Já que a obra é baseada em uma obra real de John Milton, o fim é o ideal sobre aquilo em que se acredita. Uma obra alucinante e que fez o autor entrar na minha lista de favoritos. Leia para se perguntar sobre o que é ou não verdade, pois é o questionamento que vai surgir depois desta leitura.

A edição da editora é super bonita, de capa dura e com figuras que amedrontam. Há uma frase de John Milton, no início do livro que já me fez tremer: "Milhões de criaturas espirituais andam na Terra. Invisíveis, tanto quando estamos acordados, tanto quando estamos dormindo."



Será que aquilo que você acredita é a única verdade?






20 Comentários

  1. Oi Greice, sua resenha está maravilhosa, e como sempre que passo por aqui, é mais um título que coloco na minha lista de desejados. Se bem que já queria ler esse faz tempo e sou fascinada pela edição maravilhosa. Eu amo esse gênero também, apesar de que não leio tantos como gostaria. Imagino que seja uma ambientação bem misteriosa, especialmente por conta dos elementos citados por você. Com certeza ainda espero poder ler também!
    Beijos, Fer - www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Greice, já ouvi todo tipo de critica para com este livro, mas a maioria foi negativa. Não é bem meu estilo de leitura, mas quero ler para ter a minha própria opinião da obra. Que bacana que você achou o final perfeito.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Confesso que não é meu gênero literário favorito, mas estou tentando ler mais e sair da minha zona de conforto.
    Já vi várias resenhas sobre a obra e com pontos de vistas tanto positivos quanto negativos. Pretendo ler a obra para tirar minhas próprias conclusões.
    Achei a capa da DarkSide mais bonita que as outras.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    A sua resenha é a primeira que leio desse livro e finalmente eu pude saber do que se trata a obra, pois até então eu pensava que era uma coletânea de casos de terror ou algo semelhante. Gostei muito da premissa do livro e da tensão constante que ele pode provocar. A ambientação também parece ser incrível e me deixou com vontade de dar uma chance ao livro.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  5. Oi, Greice. Menina, faz um tempo que eu tenho muita vontade de ler esse livro mas o medo simplesmente não me permite. Acho a trama apavorante e por essa última imagem eu fiquei mesmo com o pé atrás (se é que algum dia ele já esteve na frente). Fiquei curiosa sobre esse final mas não sei se algum dia eu vou ter coragem para ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi Greice, eu amo livros de terror isso é um fato mas confesso que tenho certo receio com esse livro do demonologista. Acho que eu fiquei muito traumatizada com o exorcista e desde então tenho medo de ler coisas relacionadas a demônios embora eu também tenha curiosidade para conhecer a história completa desse livro. Então ainda não sei se pretendo ler.
    Já tinha ouvido algumas pessoas dizer que não gostam do final mesmo e fiquei curiosa aí ver que no seu ponto de vista o desfecho foi perfeito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia este mas deixaste-me curioso! A verdade e que não sou grande fa deste tipo de livros, mais para o susto, o terror... Mas ainda bem que apreciaste a leitura!

    Eu não sei se gostaria das figuras mais assustadoras mas e ótimo quando o livro esta bem construído e as descrições permitem visualizar! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Greice,
    Esse livro está na lista de desejados e sua resenha triplicou minha curiosidade. Gostei muito de saber que o autor não deixa a história tornar-se monótona e que o personagem não foi alguém focado da fé, mas um cético.
    Essa última frase de sua resenha me deu o que pensar e gostei disso.
    Anotei a dica para ontem e espero gostar da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Greice, essa é a primeira resenha que leio do Demonologista e fiquei encantada com sua premissa. Adoro um livro que traz certo grau de tensão e parece que esse tem a medida certa. Eu tenho o livro, e está aqui, me encarando na minha estante, esperando a melhor hora para ser lido! Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Ao contrário de você, não curto nem um pouco os livros de terror, nem filmes. Sou medrosa demais para isso! haha É por esse motivo que passo a sugestão, mas, fiquei feliz em saber que ao se aventurar nessa leitura, encontrou uma história que te surpreendeu e conquistou, chegando a te agradar com um final que não agradou a todos. Ps: A frase destacada no fim da resenha também fez com que me arrepiasse!
    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  11. Oi Greice, tudo bem?
    Menina deixa eu te falar uma coisa... tenho um sério problema com livros de terror, sabe?
    Amei a sua resenha, mas deixa eu te falar que nem assim eu leria esse livro... odeio ser medrosa desse jeito!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Oiii, Greice, tudo bem?
    Confesso que não vejo filmes do gênero, pois morro de medo hahahahhahah
    Mas adoro livros do tipo <3
    Mas não podem ter imagens, pois meu problema é justamente com elas :( Morro de medo hahahhahah
    Então essa dica eu passo, apesar do tema me interessar. E essa frase do começo do livro é pra arrepiar mesmo hahaha
    beijoos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Greici.
    O gênero me fascina e me apavora ao mesmo tempo.
    Adoro terror, para mim são as histórias mais instigantes e interessantes, mas ao mesmo tempo sou muito cagona, morro de medo, fico dias sem dormir direito quando leio/assisto algo de gênero. Principalmente quando envolve demônios.
    Eu me interessei e me apavorei em igual medida com o livro ao ler sua resenha.
    Quem sabe eu tomo coragem e leio?

    ResponderExcluir
  14. Amo terror. Amo o medo e o choque que me causa.Assim como você, sempre corro pra esse gênero quando não sei o que assisti.
    Mas ainda não li nenhum desse gênero.
    Tenho receio de que tudo se torne mais real e aí o meu modo medrosa despertar.
    Será que devo me arriscar?
    Sua resenha me deu vontade de jogar tudo pro alto e ao menos tentar. Gostei bastante da história e estou muito curiosa em relação á ela.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Apesar de achar as edições da Darkside muito bonitas, o gênero predominante da editora não faz meu estilo, ainda não li nenhum livro de terror que me fizesse gostar do gênero. Na verdade, sou meio medrosa para esse gênero. Mas, fiquei bem curiosa com sua opinião e quem sabe não crie coragem e o leia.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá.

    Não gosto de livros/filmes de terror. Não gosto de livros assim e acho q nunca leria uma trama desse gênero. Eu nunca gostei, sabe? Nunca mesmo. Enfim, espero que outras pessoas que gostem do gênero curta sua dica. Fico feliz q o livro tenha terminado do jeito que vc esperava. Essa edição é realmente muito bonita, dá vontade de comprar só pra ter na estante. Pena q eu não gosto do gênero rsrsrs

    Beijos!
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  17. oie, adorei conhecer o enredo desse livro pois apesar de ter ouvido falar dele não sabia do que se tratava, e assim como você achei bacana não ter esse fanatismo de fé e religiosidade. fiquei apreensiva pela menininha que foi levada e muito intrigada por qual é o final que não agradou bastante gente.

    ResponderExcluir
  18. Hello Greice.

    Adorei a resenha, e já ouvi falar sobre esse livro. Não pretendo lê-lo, mas gosto de acompanhar a leitura dos leitores.

    A editora arrasou na edição e o autor fez jus ao título do livro e não dispensou detalhes. A premissa parece ótima e a descrição dispensa comentários ♥

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  19. Oiii

    Esse é um livro que morro de vontade de ler, mas tenho certo receio por falar de demonios e tal. Eu acredito nessas coisas, e sou mega medrosa. Mas sei que vou acaba lendo ele. Achei bem legal suas impressões e também já ouvi algumas pessoas dizendo que não entenderam o final, ou, que não gostaram. Mas enfim, tenho meus receio mas vou acaba lendo ahhaah

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Greice,

    A edição desse livro é um capricho e as resenhas que leio são igualmente positivas, mas não faz meu gênero, mas vi que gostou bastante....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos