Colégio Prisma. Falar este nome para alguns já é sinal de arrepios e muitas gargalhadas. Para outros é sinal de muita confusão. Neste colégio a coisa que os meninos mais gostam de fazer é inventar apostas que possam gerar dinheiro e fama, já que isto está sempre acontecendo o tempo todo e deixando as garotas de cabelo em pé quando caem nas armadilhas.

Nina está no terceiro ano quando foi expulsa de seu antigo colégio. Talvez a sua reputação não seja das melhores quando alguém decide armar alguma coisa ou tentar dar uma de esperto para cima dela. E com muito esforço seus pais conseguiram que ela fosse aceita no colégio Prisma para pelo menos conseguir terminar o terceiro ano e se formar. Na verdade agora ela é uma nova alma por ali e alguns já a temem. As "Kibis", por exemplo, tiveram a sua dose de exposição ao tentar fazer Nina passar por boba na frente  de todos e elas agora nunca vão esquecer o quanto foram humilhadas.

Lex está no time dos grandes apostadores. Não que ele aposte por desejar e sim porque sempre o colocam no meio das apostas. A sua última façanha foi com Bárbara, uma das Kibis, que desejava ardentemente namorar com o garoto e acabou saindo com o coração ferido. Agora ele está encrencado depois de um acidente de moto e seus pais cortaram todos os benefícios de um adolescente, inclusive sua mesada.

Quando Nina ficou sabendo da aposta em que Lex deveria beijá-la, agiu com uma fúria incontrolável. A verdade era que Lex nem sequer sabia da aposta. A turma estava com a semana de passeio de formatura já agendada para ir à Ilha Inamorata e muitas coisas poderiam rolar por lá. A verdade é que depois de muita briga a aposta é que se Lex conseguisse fazer com que Nina se apaixonasse por ele depois desta semana na ilha, ela pagaria por todo o estrago que ele tinha causado em sua moto e levaria o grande título da aposta.

O que Nina não sabia era que as "Kibis" estavam com um grande plano marcado. A Humilhação não ficou esquecida e agora elas iriam se vingar de uma forma perfeita e deixar a reputação de Nina na pior. O que acontece na ilha fica na ilha? Acredito que não.




Autora: Vanessa Bosso
Título Original: A Aposta
ISBN: 9788581637891
Páginas: 288
Ano: 2015
Gênero:  Ficção / Humor / Romance
Editora: Novo Conceito / Novas Páginas







O primeiro livro que li da autora Vanessa Bosso foi O Homem Perfeito, também publicado pela Novo Conceito. Considerei a leitura extremamente apaixonante e engraçada e por este mesmo motivo não poderia deixar de desperdiçar a oportunidade de ler A Aposta. Infelizmente a experiência não foi a mesma que o primeiro livro.

Se você for elucidar a sua opinião de escolha de leitura pela capa do livro, não vai imaginar que tudo o que acontece dentro dele é composto por adolescentes, uma vez que o casal disposto ali na foto nem sequer parece ter somente dezessete anos. Assim fica um pouco mais fácil e mais aceitável o livro ser vendido pela capa, consequentemente e lógico que este foi um dos motivos pelo qual escolhi a leitura.

Posso dizer que em alguns momentos tenho um certo preconceito com leituras que tenham adolescentes como protagonistas, pois dependendo da pessoa que vá escrever, fica demasiadamente infantil. Há livros que posso falar o contrário, que, mesmo sendo crianças, a narrativa é tão empolgante que não tem como dirigir um único público alvo para aquele livro. Infelizmente para mim com A Aposta aconteceu o primeiro caso. 

De início já fui achando a personagem principal, a Nina, um tanto "achada" demais. É aquile tipo de personagem que bate em todo mundo, briga com todo mundo e acha que pode mover o mundo. Típico estilo de adolescente sem limites, sabe? Isto para mim já começou meio que forçado. E então vem Lex, o garotão sarado, bonitão pelo qual todas as garotas se apaixonam. Clichê completo. E ainda tem as meninas abusadas, loirinhas e patricinhas eu gostam de se vingar de qualquer coisa que se mexa. Mais clichê.

Até a metade do livro tudo foi um arrasto de cenas totalmente iguais. Uma briga aqui, uma briga ali, uma ceninha aqui, uma ceninha ali. Uma aposta em que obviamente por ser um liro neste estilo a gente já imagina o final. Da metade comecei a gostar mais da história porque ela foi mudando um pouco daquela batalha menino forte X menina metida. Aí as coisas começam a ficar um pouco mais interessantes, já que se passa numa ilha em meio a férias de formatura.

Mas é uma história de adolescentes em que não consegui dar risada com nada. E a verdade é que sei que são todas cenas parecidas com a vida real dos adolescentes. Um pouco mais mimados talvez, mas realmente é assim. Vi mais do seriado Malhação do que gostaria e infelizmente não me entreteu a leitura.

O Homem Perfeito já teve sua diferença por ser com um casal mais velho, mesmo tendo o mesmo teor de história. De qualquer forma, não vou desistir da autora já que tenho duas opiniões diferentes sobre duas obras. Talvez eu esteja um pouco mais calejada de romances adolescentes do que deveria e a minha opinião no momento seja passageira. Quem sabe na próxima leitura a mudança aconteça, mas por enquanto A Aposta não vai entrar com mérito!






51 Comentários

  1. Olá, Greice!
    Tudo bem?
    Poxa, realmente a capa não condiz com que você apresentou na resenha e, chega ser decepcionante quando algo assim acontece.
    Eu não conhecia o livro e acredito que não irei.
    Obrigada por sua opinião sincera.
    até a próxima,
    bjs Ju
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ju, pois é, às vezes este tipo de coisa acontece. A capa acaba enganando.

      Excluir
  2. Olá, eu acho que tinha visto esse livro em algum lugar, lembro vagamente dessa capa rs
    Mas enfim, apesar de já não ter idade pra isso há muito tempo (kkk) eu ainda gosto de livros com essa temática, tipo para adolescentes, jovens e tal, pela sinopse eu fiquei bem curiosa, lendo a resenha eu desanimei um pouco, eu não gosto de Malhação (já foi boa, agora é só porcaria, ou seria minha idade que me faz ver isso? kkk) e pelo que você falou do livro eu não me senti atraída por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Beatriz. Também não tenho mais idade mas ainda gosto do estilo, só que às vezes tem muitos pecados na narrativa que cansam.

      Excluir
  3. Oie!
    Eu achei essa história bem levinha, daquelas para ler no final de tarde quando quer alo despretensioso. Não achei o melhor livro da autora, mas acabei rindo de algumas partes.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Greice, tudo bom?!
    Eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro e não tinha me interessado.
    Eu como você não gosto de histórias com adolescentes quando se trata de romance, que já é algo que eu nem gosto muito. E com esses clichês todo aí de adolescente que se acha, patricinha, o gostosão da escola... Eu passo correndo. Talvez se eu tivesse uns treze anos até gostaria do livro, mas hoje tenho outro perfil de leitura.
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que estou em outro perfil de leitura e talvez isto que tenha impedido de eu gostar totalmente.

      Excluir
  5. Achei a sinopse interessante e amei o trecho que você separou para postar aqui. Este livro está sendo bem falado na blogosfera e a cada nova resenha que leio dele, me divido em opiniões porque alguns elogiam e outros criticam, então não é uma leitura que tenha curiosidade pra fazer neste momento.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ivi, sou suspeita porque só li coisas boas a respeito, então pode ser o meu gosto mesmo.

      Excluir
  6. É realmente muito triste quando pegamos um livro pensando uma coisa e recebemos outra, também não tenho muita paciência com casais 'malhação'.
    Espero que o próximo livro da autora te agrade mais, ainda não li nada dela, mas esse realmente me deixou um pouco da má impressão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro livro dela O Homem Perfeito foi maravilhoso, mas este.... casais malhação são chatossssss

      Excluir
  7. Amiga olha eu sinceramente estou tão cansada de romance que tive que mandar esse livro para uma das minhas colaboradoras fazer a leitura, porque eu quero DESCANSO agora fim do ano sabe? hahaahahah

    Mas mesmo assim espero poder fazer a leitura assim que puder, porque todos tem comentado bem do livro da Vanessa e não dúvido que seja um romance muito bom, mas é uma pena que o livro não tenha te agradado tanto como você gostaria né? Acho que isso varia também, até porque livros nunca agradam todo mundo. E quando também se torna muito repetitivo como tu disse, fica realmente cansativo. Eu também não gosto, mas vamos ver, vou dar uma chance para tirar minhas conclusões sobre a obra. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-lembra-de-mim.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, as pessoas estão falando bem, então acho que depende muito de quem lê e até do momento. Mas nunca dá para desperdiçar a leitura!

      Excluir
  8. Ola Greice lindona eu confesso que pela sinopse já não me agradou muito com muitas apostas e dinheiro, concordo com você a capa não nos remete a adolescentes. Nem todo livro de adolescentes me encanta devido ao excesso de imaturidade o que deixa a leitura um pouco pesada. Dessa vez vou deixar passar a dica . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. livros assim são uma graça, apaixonei de cara pela forma de Vanessa escrever, divertida, alegre, espontânea! personagens cativantes
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiê
    Os comentários que eu vejo desse livro são bem bacanas, sempre é com elogios a autora. Vi essa capa na pagina da autora e fiquei muito feliz por ela ter conquistado mais uma publicação! Desejo muito sucesso para o outro que vem! já que tem um Aposta II
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, ela merece a atençaõ que tem pelo talento, mas não vou me arriscar no A Aposta 2.

      Excluir
  11. Oi!!!
    Este livro está na minha lista de quero ler e uma amiga comprou os livros e gostou. Sua resenha me deixou na dúvida e tirou um pouco da expectativa que estava em relação ao livro, mas não irei deixar de ler na primeira oportunidade.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É se joga que as opiniões podem ser diferentes mesmo. Eu sou uma chata...kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  12. Oii,
    Achei a capa uma gracinha, e é verdade, ela não remete mesmo a uma historia de adolescentes, muito menos colegial. Eu até gosto de romances assim, mas sua resenha me fez pensar duas vezes antes de comprar esse livro, obrigada
    Xx

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Pela história do livro eu já estava formando uma opinião bem parecida com a sua, que feio eu sei que não li o livro, mas me veio o clichê na cabeça.
    É difícil escrever sobre adolescentes e pra quem já tá mais grandinho algumas histórias ficam parecendo meio bobas mesmo, mas pra galera mais nova imagino que seja muito empolgante.
    Pela história parece mostrar mesmo a realidade de muitos adolescentes, sempre preocupados com a reputação e beleza, mas é fase e muitas vezes, graças a Deus, passa.
    Eu não leria esse livro por todos esses motivos que você falou e que concordo, mas acredito que poderia até indicar para algumas alunas minhas que estão bem nessa fase e acho que gostariam da leitura.
    bjs
    Olá!
    Gente não conhecia essa cantora.
    O penteado dela é mesmo um luxo, na verdade o cabelo né? Muito lindo mesmo.
    Achei a voz dela bem rouca, gostei do estilo. Vou baixar algumas músicas para conhecer melhor.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI. realmente, para vários adolescentes isso é muito legal, mas não aconteceu comigo.

      Excluir
  14. Olá, Greice.
    Eu amei esse livro, que pena que você não gostou. Eu amei ele ser inteirinho clichê. Parecia que estava assistindo aqueles filmes da sessão da tarde. E a narradora então, foi o destaque. Mas cada um tem um gosto.

    ResponderExcluir
  15. Oii!

    Uma amiga minha adorou esse livro.acho legal como a leitura é tão pessoal. Sinceridade? Não leria! Não curti esse enredo e odeio essas picuinhas ><
    Eu adoro clichê, leio de todos os estilos mas aconfesso que depende do tipo, pq também não curto muito adolescente hahahaha.

    Fico feliz que não desistiu da obra e espero que ela faça um livro que te agrade mais!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, depende de cada pessoa. Clichê todo livro tem, mas tem uns......zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

      Excluir
  16. Oi Greice, que pena que o livro não funcionou com você, eu estou com ele aqui para ler e só não peguei ainda por falta de tempo mesmo. Já percebi que o livros tem críticas bem diferenciadas, sabe? tem pessoas que amam e pessoas que odeiam, então nem sei o que esperar dele ainda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. É tão chato quanto a gente espera algo de um livro e ele não acontece, né? Eu não consegui ler o homem perfeito - e a colunista do blog também não curtiu tanto assim, então esse eu esperei para ler algumas resenhas antes de arriscar. Pensar que é tudo muito malhação me dá um desanimo total de tentar a leitura - e esse lance da capa fica chato já que eu também imaginei uma história com personagens mais velhos...
    Eu não vou dizer que não curto um cliche, pois quando ele envolve não é uma leitura ruim, mas me pareceu que não é esse o caso nesse livro, então esse eu passo.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, Greice!
    Nunca parei pra reparar na capa
    Comprei o ebook na época que a Vanessa lançou da primeira vez e já sabia mais ou menos como seria a história.
    Apesar de não ter lido ainda, não irei me decepcionar tanto quanto você.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, com certeza acredito que não. Eu não fazia ideia da história e geralmente não leio as sinopses. E aí decepciona mais.

      Excluir
  19. Oiie,

    Cada vez que eu esculto ou vejo A aposta da Vanessa, meu coração acelera, eu estou louca para ler ele. Vi algumas resenhas falando super bem, mas a sua foi a primeira que vi falando sobre a capa do livro e a real estória, e isso me deixou intrigada, é ruim quando a gente vê uma coisa na capa e depois é outra no livro, né? ELes não parecem adolescentes, e o livro trata disso. Adoro livros clichê e juvenil.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  20. Oi Greice, sua linda, tudo bem
    Essa é a segunda resenha que leio sobre o livro e a opinião foi a mesma: de que o outro livro da autora foi ótimo e esse decepcionou, não correspondeu às expectativas. Confesso que isso me desanimou um pouco. Não me importo com tramas com adolescentes, mas a história tem que convencer, tem que cativar. Por isso, acho que dessa vez, vou deixar passar a dica. Uma pena. Mas vou correndo comprar o primeiro livro dela, já que elogiam tanto.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Cila, é importante sempre pegar diversas opiniões! Por isso estamos sempre nos unindo nas resenhas. Vai que você goste? Beijos

      Excluir
  21. Oi Linda!
    Que pena que o livro não funcionou com você. Eu confesso que li sem muita pretensão então até consegui dar algumas risadas.
    Entendo que esses livros adolescentes as vezes não funcionam mesmo.
    Próximas e boas leituras virão!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Oi Gre,
    kkkkk...ta que bom que não fui só eu que não me apaguei tanto a história, apesar de ter curtido muito depois do primeiro beijo. Realmente não tem nada de novo, mas eu gostei dos clichês....mas agora vou ter de ler O Homem Perfeito para poder dizer que gostei tanto quanto você. Porque se você diz que é bom, eu confio. Beijos Elis!!!

    P.S: Mais um para 2016...já são três para ler que me indicou....acho que vou te pedir uma lista do que tenho de ler para mantermos a amizade...kkkkkk

    Beijos Elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu li mais porque tu falei muito bem dele, mas agora vamos ver o que tu acha sobre o Homem Perfeito.

      Excluir
  23. Oie,
    Pena que nao curtiu tanto a trama, eu li ambos os livros e gostei bastante da escrita da Van. Esse foi minha terceira leitura com ela e confesso que sempre gosto da forma como ela expoe tudo. Espero que goste de outros livros da autora

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Já não sou muito fã de protagonistas adolescentes, me cansou, e sua resenha não me animou pra ler esse livro. A resenha está ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu ainda não li nenhum livro da Vanessa e já tinha visto o livro. A capa me chamou muita atenção e fiquei meio desapontada com a sua resenha. Pela capa eu esperava mais do livro e pelo que você comentou, não era nada do que eu pensei. Mas eu gostei da sinopse e mesmo sendo uma história clichê e cheio de adolescentes mimados, eu leria para descobrir o que acontece na ilha.
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  26. Oi,

    A sua resenha me deixou curioso para saber mais como terminara essa historia, mas não curti muito essa capa, achei que não combinou com a sinopse do livro, enfim, sua ficou ótima.

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Estava super ansiosa pra ler esse livro, por ser um dos lançamentos da NC que mais me agradaram no mes de lançamento, mas agora lendo sua resenha deu pra perceber que esse livro não é pra mim.
    Não curto muito histórias de adolescentes que ficam brigando o tempo todo como duas crianças mimadas.
    Achei muito importante a sua sinceridade na resenha, infelizmente não faz meu tipo de leitura.
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sabrina, não posso deixar de ser sincera, mesmo que desaponte algumas pessoas. Mas quando você ler pode ser que você se sinta diferente.

      Excluir
  28. Olá!!

    Adorei a ressalva da capa. É muito importante pois eu tb compraria esse livro pela bela capa sem nem imaginar sem um romance entre adolescentes. Eu não gosto desse tipo de leitura. Sua resenha foi perfeitamente honesta, e gostei muito!!
    Da autora eu li O Homem de Todas as Minhas Vidas, como tem reencarnação no meio, me prendeu muito, não foi cinco estrelas, mas gostei com certeza.

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Andrea, nem sabia que ela tinha este livro e que tinha temas assim. Legal sua dica!

      Excluir
  29. Oi Greice, tudo bem contigo ???
    Menina, simplesmente amei a sua resenha. Gostei da sua sinceridade com relação ao livro, gostei que você conseguiu destacar muito bem como é a história e nos fazer entender qual é o foco e o rumo da história. Confesso que não tenho vontade de ler esse livro, principalmente por imaginar que ele seria exatamente como você comentou ser. Normalmente não gosto de livros como esse justamente por possuírem clichês repetitivos dos quais eu não sou a maior fã, rsrsrs.
    Mas acho que você está super certa em não desistir da autora, vai que ela ainda te surpreende né ?!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu já li livros de outros autores que um era bom e outro não era, depende muito do momento né? Então desistir, jamais!

      Excluir
  30. Olá... Greice, tudo bem??
    Que pena que não curtiu a leitura do livro... quero dizer tanto quanto achava... eu particularmente adoro uma trama adolescente e geralmente não me canso, mas depende muito da história... pelo enredo apresentado eu iria adorar ler esse livro, mas se virasse filme ficaria melhor ainda... pretendo ler o livro assim que der... e espero que quando vier a próxima leitura d autora você possa curtir a história... bem mais do que essa... Xero!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, depende de cada pessoa. E o bom é que tem quem ame também!!!! :)

      Excluir
  31. Oiee ^^
    Realmente, a curiosidade que eu tinha de ler esse livro era por conta da capa. É uma pena que seja uma "enganação". Não gosto muito de livros com "garotas que não querem mais amar" e rapazes "bad boy". Também não curto histórias com personagens mimados, mais infantis, então acho que não leria esse livro...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2015/12/a-deusa-cega.html

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos