Maria é uma jovem psiquiatra que mora em Portugal. Possui um dom que herdou de sua avó que muitas pessoas não acreditam e que sua própria mãe não gosta de saber que sua filha pode ter esta capacidade. Desde pequena Maria possui o dom de prever o futuro, de sentir quando coisas diferentes vão acontecer e de alguma forma evitar alguns acontecimentos.

Maria tem uma vida normal em Portugal. Vive solteira e ama muito sua avó. Porém o dia que sua avó falece, ela começa a ter sonhos premonitórios e muito diferentes como se vivesse em outro lugar, uma outra vida em uma época diferente e os sonhos são tão reais que Maria decide viajar para a terra de sua avó, Luxemburgo, para tentar desvendar a realidade por trás de tudo o que tem sonhado.

Na chegada à pequena cidade, Maria começa a procura pela pequena mansão e já conhece Julien, um professor que parece conhecer tudo sobre a região e que conhece também a história do lugar. Julien mora com seu pai e sua avó Corinne, que viveu no período da segunda guerra e sabe mais do que ninguém como foi terrível a época vivida.

Ao encontrar a mansão dos sonhos, Maria começa a ter mais sonhos e descobre que na verdade o que está sendo esclarecido enquanto dorme nada mais é do que a vida de sua avó desde quando nasceu e os momentos passados em família. Todos os detalhes são muito reais e ao mesmo tempo em que eles acontecem, Maria vai revivendo o tempo dentro da casa, um pouco destruída pela ação do tempo.

Julien a Maria começam a descobrir toda a verdade por trás da mansão e Maria se vê como herdeira de tudo e com isso gera alguns inimigos. O perigo começa a rondar sua vida ao mesmo tempo em que o casal também começa a se aproximar.

Mas o mais impressionante vem dos sonhos. A vida de sua avó vai acontecendo até a chegada da segunda guerra e é neste ponto que Maria visualiza a real dor pelo qual a cidade e sua família passou. O terror de ver uma cidade devastada enquanto a sua família decidiu se manter escondida dentro da casa e esconder os homens em um porão para evitar que fossem mandados para a guerra.

Uma vida real e uma vida paralela. Uma mulher que decidiu mudar seu destino. Como será que Maria vai suportar a verdade que foi escondida durante tanto tempo e reagir quando as pessoas colocarem a sua frente caminhos desconhecidos?


Autora: Mónica Cortesão Gonçalves
Título Original: A Linha Ténue do Passado
ISBN: 9789895104192
Páginas: 371
Ano: 2013
Gênero: Ficção / Drama
Editora: Chiado







Este livro tem uma particularidade pela questão da editora. Como a Chiado é de Portugal, mas também publica títulos de autores brasileiros, este livro está escrito em português de Portugal. No início eu estranhei bastante porque por mais que consigamos entender a língua, existem algumas particularidades que diferem, porém não modificam o significado. Mas depois que você pega o jeito, a leitura é muito fácil.

De início a personagem já entra em um sonho bastante impactante e eu fiquei bastante confusa pelo fato de ter sido algo bastante chocante. Com o passar da leitura fui vendo que era uma trama extremamente fascinante. Me apaixonei pela leitura de uma forma que o livro foi lido da noite para o dia. 

A capa já me chamou a atenção por dizer que é baseado em fatos verídicos da segunda guerra e isto por si só já é capaz de me prender. Adoro tudo que possa colocar fatos históricos em uma trama. Mas não se preocupe que nada é chato ou monótono. Pelo contrário. A ideia de colocar a personagem tendo as vidas paralelas em que vive sua vida e visualiza a vida de sua avó foi muito bem feita e bem escrita porque não confunde o leitor e ao mesmo tempo o carrega a uma época difícil onde uma sociedade tenta viver se escondendo e lutando para não morrer de fome e frio, com os poucos recursos que sobram ao passar do tempo.

É impressionante como esta leitura marca. Acredito que seja realmente por incrustar fatos reais. Mesmo sabendo que a personagem também tem um dom para prever o futuro, nada é facilitado como se os destinos entre as pessoas daquela família precisasse cruzar entre si e em momentos o suspense agrega valor à leitura.

Se você tiver a oportunidade de ler A Linha Ténue do Passado, o faça. Tenho certeza que uma marca ficará em você tanto quanto ficou em mim.

Fabuloso e intenso.


Twitter: @blogandolivros
Página no Facebook: Blogando Livros
Instagram: @BlogandoLivros




10 Comentários

  1. Gosto de livros que tratam da Segunda Guerra, e este parece ser interessante e nada clichê. Gostei da sinopse e da sua resenha, vou adicionar o livro à minha lista de desejados. :)

    Beijo!

    www.sobreteusolhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros que têm como tema a 2° Guerra, e este parece ser bem interessante, já que é dividido em dois tempos. Adorei a sinopse e a resenha, vou adicionar o livro à minha lista de desejados.

    Beijo!

    www.sobreteusolhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A primeira vez que eu li um livro da Chiado Editora eu me peguei nesse impasse das linguás, mas depois tudo ficou bem .^^

    O livro me parece realmente legal e eu fiquei curiosa.

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Acho que eu gostaria de ler este, pois tem 2 guerra mundial.
    Ainda não tinha visto nenhuma resenha.
    Bem completinha a sua.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Acho que eu gostaria de ler este, pois tem 2 guerra mundial.
    Ainda não tinha visto nenhuma resenha.
    Bem completinha a sua.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Greice, quanto tempo! Eu sei que fiquei bastante tempo sumido, não é? Mas voltei. Então, não conhecia esse livro até porque como você disse, a editora é Portuguesa, então meu conhecimento é pouco haha. Esse livro parece ser mesmo bem interessante, e ainda o fato de ser baseado em fatos reais, deixa tudo ainda mais intrigante, se eu conseguir ter esse livro em mãos algum dia, com toda a certeza lerei ele com todo o amor, porque a historia promete ser muito boa.

    theinfinitythings.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Grace, tudo bem?
    Nunca li um livro em português de Portugal. Que bom que a leitura foi fácil, que você conseguiu se acostumar.
    Também gosto muito quando os livros falam sobre histórias verídicas, consigo me envolver mais com os personagens. Esse livro parece ser lindo e com uma mensagem que irá acrescentar em nossa vida.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu simplesmente adorei a premissa <3.
    Gostei muito do livro, adoro essas histórias que envolvem mansões e descobertas.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu também gosto de livros sobre a segunda guerra e ainda mais este que coloca a segunda guerra e a realidade juntos!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei saber, pela sua resenha, que você adorou o livro. Também tenho a Chiado como parceira, mas ainda não tinha pensado em solicitá-lo.
    Gostei bastante da sua opinião e acho que realmente deve ser um livro bom, pelo menos a premissa é... rs
    Vou ver se da próxima vez solicito ele. :)
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos