O título deste post pode parecer meio estranho para uns ou até egoísta para outros, e talvez meio agressivo para mais pessoas. Porque até mesmo hoje em dia com tanta tecnologia e tantas redes sociais, o que mais podemos fazer é mostrar o que fazemos no nosso dia-a-dia ou algo que compramos, um lugar que viajamos ou qualquer coisa parecida com isto.



A questão das amizades parece que se tornou mais virtual do que física e nem sempre temos os amigos ao lado e muita gente sequer compartilha amizades próximas e somente aquelas em que se pode acessar através da internet.


E será que então isto é realmente saudável? 

Estava pensando o quanto fui ficando mais velha e fui parando de compartilhar as coisas que surgiam na minha vida. Não somente pelo fato de que já não tinha mais tanto interesse, mas também porque não tinha mais  tantas amizades com as quais eu tinha confiança para contar e me peguei pensando se a solidão começa a pesar a este ponto.


Me disseram um dia que é bom tratar tudo com um profissional, mas não é realmente bom rir com amigos e conversar com eles? Contar as coisas e ouvir e dar conselhos? Desde quando nos tornamos tão solitários? E veja bem, ninguém nos coloca na solidão a não ser nós mesmos que começamos a preferir ficar sozinhos em diversos momentos do que ir até a casa de alguém ou ir a um lugar convidando uma pessoa.


Sim, a pandemia ajudou muito a fazer com que o sentimento da solidão se transformasse em um gigante monstro que às vezes se torna gigante e acaba mesmo destruindo muitas vidas. Mas será que você se sente feliz compartilhando coisas com alguém ou simplesmente prefere se manter em silêncio.


O meu questionamento é será que o ser humano precisa compartilhar a sua vida para se sentir ou bem ou somente algumas pessoas precisam fazer isto? Existe alguma sensação de carência ou necessidade de afeto? Necessidade de aceitação ou é uma mera questão de felicidade em contar ao próximo o que aconteceu no seu dia?


Contar ao parceiro como foi o trabalho, contar a uma amiga como está sendo uma nova atividade. Coisas deste tipo. E ao mesmo tempo me pego pensando em qual lado eu estou. Não creio que o ser humano tenha nascido para ser sozinho.





Umas vezes eu penso que preciso conversar todos os dias e em outros que não devo conversar com ninguém, pois algumas pessoas comentam que se a gente falar demais as pessoas podem estragar nossos planos. Ainda acredito na amizade verdadeira, mas de que realmente precisamos.


Eu me peguei pensando muito nisso. Ali, sentada sozinha no sofá, me questionando se era somente eu que precisava de alguém para desabafar, contar as coisas, ou se todo mundo precisa deste momento também. Será que isto é a famosa solidão de verdade?



Se esta for a solidão eu não quero mais ter perto de mim. Não sou cheia de amigos. Tenho muitos colegas. Mas tenho amizades verdadeiras com quem posso contar. Mas a solidão me assusta. Sei que gosto de passar muitos momentos sozinha, mas viver só não pode ser minha meta.


E a partir de então eu vou continuar a lembrar a quem eu amo que preciso deles e que também estou aqui para o que todos precisarem. E pode saber que alguém pode estar precisando de uma simples palavra, nem que seja um alô sincero. A solidão não pode ser uma escolha. Será?





Deixe um comentário

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos