E eis que mais um filme que estava na minha lista de desejados para assistir chegou na Netflix. Este filme já meio que atrasado fez meu final de semana ficar um pouco mais agitado e vou falar um pouco dele.

FILME: O Homem nas Trevas 


NOME ORIGINAL: Don't Breath (Não Respire)

NACIONALIDADE: Estados Unidos

DURAÇÃO: 1 hora e 28 minutos

ANO: 2016

GÊNERO: Terror / Suspense


Três adolescentes sempre escaparam de seus roubos, todos perfeitamente planejados. No entanto, quando realizam seu último crime, assaltando a casa de um senhor cego, o jogo muda. Encarcerados no local, eles precisam lutar por suas vidas contra um psicopata cheio de segredos e terrivelmente habilidoso.
Já vou começar dizendo que achei imensamente errado o nome deste filme em português. O Homem nas Trevas deu a entender que é um filme de terror que para mim não tem nada de terror a não ser um lado psicológico totalmente afetado e sim mais voltado para o lado de suspense mesmo. O real nome dado como Não Respire é sim o nome perfeito para ele. Mas por alguma questão de marketing decidiram que este nome seria mais vendável.


A ideia principal do filme é onde três jovens costumam praticar roubos em diversas casas de Detroit com a intenção principal de sair da cidade, sendo que geralmente o roubo que eles comentem é sempre pequeno para evitar serem presos caso sejam pegos pela polícia.

Eis que então surge a história de que um senhor, que é a casa onde eles decidem invadir, recebeu uma indenização gigantesca de uma família milionária porque a filha deles atropelou a filha deste senhor, vindo ela a falecer. Então eles resolvem que precisam roubar este dinheiro. O detalhe é que o cara é um ex-soldado e é cego.


Já dá para imaginar que as coisas não ficam fáceis para estes três. E é aí que entra todo o lado psicológico da trama. Eles precisam muito do dinheiro e já é totalmente difícil entrar na casa. O tempo todo a câmera mostra detalhes ocasionais e objetos que para quem assiste bastante este tipo de filme sabe que vai ser algo a ser utilizado depois.

A agonia começa quando, apesar de ser cego, este senhor não tem absolutamente nada de inocente. E quando se acha que o roubo seria fácil quem acaba virando refém são os próprios jovens presos dentro de uma casa tão cheia de armadilhas e mistérios que eu já começava a chorar no mesmo instante se estivesse lá dentro.


O mais legal é que a cada momento eu pensava em algo diferente para a fuga e a todo o momento o roteiro derruba todas as teorias. E a adrenalina vai subindo e ficando cada vez mais aterrorizante conseguir pensar em alguma saída prática, tendo em vista que aquele senhor não tem absolutamente nada de bonzinho.

E quando se pensa que o filme é somente aquele tipo de correria surge um mistério revelado tão grande que choca ainda mais o espectador. E aí parece que muitas mais coisas começam a fazer sentido. Eu só ficava o tempo todo dizendo: "Nossa, jamais pensaria nisso, jamais pensaria nisso!" e quando falo isto é porque já vi milhares de filmes e seriados e mesmo assim seria uma presa totalmente fácil.


É um filme cheio de adrenalina que faz a pequena duração do filme uma eterna agonia para os fãs de um bom suspense. Gostei dos atores que foram escalados apesar de só conhecer um deles pela atuação em outros filmes e no seriado Os 13 Porquês. Mas fora isso eles possuem um ótimo cenário e um bom roteiro.

É aquilo que eu sempre digo: quando quiser fazer algo bem feito, primeiro conheça quem será o seu rival. Este filme é uma ótima pedida para ser visto de noite, mesmo não sendo terror. Fica a dica!


21 Comentários

  1. Nossa, eu também achei nada a ver o nome do filme em Português. Mas né? Qause sempre é assim.
    E esse velho que assustador.
    Vou ser sincera, assisto pela curiosidade, porque achei a premissa dele bem tosca. E claro para saber do mistério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece aqueles filmes de sempre né, mas a história é bem legal.

      Excluir
  2. Olá, Greice.

    Já assisti esse filme e o roteiro conseguiu me surpreender.
    Nós não damos nada para o cego no começo, mas vamos nos surpreendendo a cada cena.
    E aquele final? Eu não imaginava nada daquilo, sério. É um filme agonizante, para quem gosta de um bom suspense com certeza irá amar ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O final me mega surpreendeu. Nossa, cada cena me dava uma agonia.

      Excluir
  3. Tinha visto o trailer desse filme e fiquei muito curiosa para assistir. Parece ser cheio de adrenalina mesmo, e saber que tem um segredo surpreendente me deixa ainda mais curiosa agora
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Sinceramente eu não veria o filme só pelo titulo, não sou muito fã de filme de terror, então achei besteira a mudança de titulo, mas enfim. Achei a sua resenha bem interessante e fiquei com vontade de assistir ao filme que não é de terror. Quanto aos atores eu também só conheço o de 13 Porquês, mas goste de conhecer novas carinhas se a atuação for boa. Vou assistir com certeza no próximo final de semana, valeu pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já gostei da dica e a trama parece ser bem instigante. Fiquei curiosa para saber as armadilhas que esses três terão que se desvencilhar se quiserem sair impunes de dentro da casa desse Senhor.
    Vou anotar o nome para não esquecer.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi Greice, como está?
    Lembro de ter visto o trailer desse filme no meu Facebook.
    Pensa em alguém que desesperadamente queria assistir! EUzinha aqui and now. ADORO suspense e esse tipo de trama sempre me fascinou, ainda mais porque esse filme é a cara dos anos oitenta.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ola, tudo bem ?
    Pelo nome também achei que era de terror e já estava completamente sem vontade de assistir, mas ao ler a resenha vi que se trata de um suspense e fiquei interessada.
    Adoro esses de tirar o fôlego, achei o enredo bem amarrado e bem estruturado.
    Fiquei com vontade de assistir, dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Greice,
    ainda não tinha visto nada sobre esse livro, mas sua crítica despertou minha atenção. Fiquei imaginado o quão aterrorizantes devem ser as armadilhas presentes na casa e o senhor cego, para levar você a torcer pelos três garotos que haviam invadido a residência com o intuito de roubá-la. Esta parece realmente ser uma trama de tirar o fôlego, vou procurar assistir.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, apesar de que eles vão lá para roubar, o senhor é ainda muitoooo pior!

      Excluir
  9. Olá! Ainda não conhecia esse filme e fiquei bastante curiosa.
    Vou anotar a indicação e estarei assistindo assim que tiver oportunidade.
    super bjooooo

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu adorei esse filme! Também comecei assistindo esperando algo de terror, mas acabou que gostei bastante mesmo tendo sido enganada por esse nome.. E devo dizer que desde o início do filme eu fiquei torcendo pelo dono da casa, hahaha.. Apesar de ter ficado com dó dos meninos, mas eu achei bem feito! Amei a resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu gosto do ator dos 13 porques e torcia só por ele mesmo. hahahaha E coitado dele.

      Excluir
  11. Nossa, fiquei ligado na sua análise, esse filme parece segurar o telespectador na poltrona sem respirar. Eu como um apreciador de um bom suspense, me interessei muito e irei assistir.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse filme, mas confesso que não faz muito meu estilo. Eu não sou muito fã de filmes de suspense e o enredo desse não despertou minha curiosidade. Mas concordo com você em relação à escolha do título, realmente dá a impressão de que se trata de um filme de terror. Aliás, não só o título, mas o pôster também.
    De qualquer forma, que bom que você curtiu. Vou passar a dica por ser um filme que não faz meu estilo, mas adorei conhecer sua opinião sobre ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos