Elise vivia na área rural com seus irmãos, sua mãe e seu pai como camponeses simples. A verdade é que sua mãe tinha um talento a mais para ser mais do que isto já que no seu passado trabalhou no castelo na cidade de St. Elsip. A tia de Elise também morava na cidade e tinha melhores condições de vida mas sua mãe escolheu por algum motivo viver ali com aquele homem que não era um amor de pessoa. Quando mãe e filha estavam sozinhas, a mãe de Elise ensinava para a filha todas as boas maneiras, da mesma forma como ler e escrever. Até que quando alcançou 14 anos de idade uma doença grave acometeu a família e os vizinhos e assim Elise perdeu os que mais amava, exceto um de seus irmãos e seu pai. Não tinha mais vontade de viver aquela vida tão sofrida e assim decidiu que poderia tentar uma chance no castelo.

Quando chegou na grande cidade Elise percebeu que enfrentaria um grande problema: não tinha sequer roupas decentes para se apresentar no castelo. Precisava da ajuda de sua tia Agna que a recebeu de braços abertos e a preparou adequadamente para pedir um emprego no castelo. Ao chegar lá e procurar a criada que sua mãe um dia mencionou, Elise conseguiu realizar seu sonho de viver naquele lugar enorme, cheio de sonhos e esperanças, mesmo que fosse para fazer as mais difíceis tarefas.

Apesar de ser um reino em que todos eram felizes e onde não faltava nada, a rainha Lenore tentava há muito tempo conseguir um filho para o rei. naquela época não dar um herdeiro significava que algo ruim cairia sobre aquele casamento e a rainha estava tentando de todas as formas possíveis engravidar. A irmã do Rei, Millicent, tinha diversos conhecimentos esotéricos e mesmo morando também no castelo, tentava de todas as formas mandar e impor regras a todos. E era em Lenore que ela mais mandava ou conseguia influenciar as decisões, já que a rainha precisava acreditar em algo. 

Depois de as esperanças terem se esvaído, o rei passou a ignorar a rainha Lenore, para seu desespero. Foi então que Elise conseguiu passar de uma simples empregada para criada pessoal da rainha. A partir daí começou a entender os reais motivos do medo que Lenore sentia em não ter um herdeiro. Até que um dia a rainha cedeu à tentação de Millicent e foi levada a um lugar que acreditava ser mágico e conseguiu engravidar. Mas o preço a ser pago seria alto, já que Millicent começaria a cobrar o que desejava para o reino.

Quando uma menina linda nasceu, deram o nome de Rosa. Mesmo que não fosse o herdeiro que o rei esperava, a felicidade havia voltado. Mas Millicent estava pior do que estivera e agora o rei Ranolf não aguentava mais a irmã. Em um surto de raiva mandou que expulsassem a irmã do castelo. Ali, naquele momento a rainha Lenore sabia que o futuro deles estava arruinado. Durante o batizado da pequena Rosa, Millicent apareceu para amaldiçoar o reino e disse que quando todos menos esperassem, tudo iria ruir.

O tempo passou e Elise acabou se apegando à pequena Rosa. Todos temiam os dias em que Millicent iria aparecer novamente para fazer suas profecias se tornar verdadeiras e a rainha caiu em uma depressão profunda. Mas o tempo passou mais e mais e nada parecia acontecer. Até que após uma grande guerra o maior temor de todos enfim retornara.





Autora: Elizabeth Blackwell
Título Original: While beauty slept
ISBN: 9788580414790
Páginas: 368
Ano: 2016
Gênero:  Ficção / Romance 
Editora: Arqueiro






 


Se você vai ler esta parte crítica da resenha já começo falando que é um tanto impactante para minha pessoa escrever sobre um livro que mexeu bastante comigo pelo lado de ser uma releitura de um conto de fadas que eu não tinha muita afinidade: a da Bela Adormecida. Fico pensando em quantos contos de fada eu já me apeguei, principalmente na minha infância e quando comecei a assistir Unce Upon a Time conheci mais um monte de histórias diferentes, mas realmente nunca tinha me dado conta de que não sabia realmente o que acontecia com a Bela Adormecida e então ir para uma releitura me deu muito medo.

De início a sinopse já tinha me encantado. Depois a capa foi um golpe no coração, já que o que os olhos veem o coração sente. Foi uma criatividade enorme a editora Arqueiro ter colocado uma capa tão linda e ao mesmo tempo tão feminina e parecida com um conto de fadas que eu queria o livro somente para ficar apreciando a capa. Se você pesquisar por capas deste livro em outras edições de países afora vai ver que são meio sem graça em comparação com esta. Então já tinha dois grandes motivos para ler este livro. 

Enquanto Bela Dormia é narrado por uma pessoa que acabou vivendo dentro do castelo, mas que começa uma vida como camponesa. Esta mesma personagem, que é a Elise, tem um segredo guardado que é revelado durante a história e que de certa forma se torna importante na narrativa, como uma forma de haver um laço forte criado entre todos os personagens. O legal de ser narrado desta forma é que não é colocado a visão das pessoas nobres e sim de uma criada que tem os sentimentos puros e analisa tudo com um senso natural e sem interesses.

Claro que o alto da história seria a questão da personagem de Rosa, já que é uma remontagem de Bela Adormecida, mas o que mais se envolve na trama é a descrição forte do lugar onde Elise nasceu, do reino, das pessoas e de como ela vai criando afeto com as pessoas. Não é um livro essencialmente de Rosa e sim de Elise e isso foi o que mais gostei. A autora cria uma história tão criativa e ao mesmo tempo que chega ao mesmo fim que o conto real. Porém é muito melhor ao meu ver, muito mais realista e impactante.

O livro pode ser considerado maçante para quem não gosta de muita descrição, já que não é tão recheado de diálogos, mas como citei anteriormente, as descrições são bem detalhadas e emocionantes. O final é algo que foi uma surpresa para mim. Ou melhor, da metade para o final eu acabei lendo tudo tão rápido que a surpresa era a cada página muito agradável. A leitora pode achar triste em alguns aspectos já que o conto verdadeiro também tem seus pontos dramáticos, mas a escolha da autora teve um enredo bem traçado que não tinha como negar que tudo daria tão certo.

O melhor livro de releitura que já li e que agora não tenho mais medo de que Bela Adormecida seja uma menina chata e sem vida. Mas melhor do que isso é saber que personagens fora do contexto podem dar vida com uma visão bem mais vívida do que se fosse feito por reis ou rainhas. Perfeito!











30 Comentários

  1. Oi Greice
    Eu amo releituras e estou muito curiosa para conferir essa também. Legal saber da sua parte que não tinha muita afinidade, mas que essa história em especial mexeu bastante com você. E é claro que depois de ler suas palavras fiquei ainda mais ansiosa. Adorei a resenha.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai sim, eu não sabia muito sobre a Bela Adormecida, agora sei muitooooooooooo!

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Também acho a capa desse livro linda ♥ nunca fui muito fã da Bela Adormecida, gostava bem mais da Mulan (amo!) e de outras princesas, mas gosto bastante de releituras, e, de início, imaginei que esse livro seria bom. Você não imagina a minha surpresa quando começaram a aparecer zilhões de resenhas favoritando esse livro...haha' Confesso que não sou muito fã de histórias muuito descritivas, mas essa é uma que eu quero muito conhecer.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a minha surpresa foi tanto quanto a sua! Tanto que eu esperei para ler este livro e agora é meu queridinho!

      Excluir
  3. Olá Greice,

    Eu li esse livro assim que foi lançado, porque a Bela adormecida sempre foi uma das minhas favs, então fiquei bem empolgada. Eu gostei bastante da história, da forma de narração da Elizabeth e não achei maçante, mas confesso que ansiava bastante por diálogos as vezes. rs. A Elise é uma personagem muito cativante e ela ter sido a protagonista foi o ponto alto da releitura. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também queria muitas vezes diálogos, por isso até deixei no post uma ressalva, porque é bem narrativa!

      Excluir
  4. Oi Greice!
    Eu adoro releituras de contos de fadas. Isso pq quando eu era criança eu não era fã dos mesmos. Eu sempre achei essa coisa de princesinha perfeita uma coisa difícil de assimilar. E hoje, quando me deparo com releituras que, normalmente, mostram um lado completamente diferente daquelas mocinhas cheias de mimimi, fico encantada.
    Adoreia sua resenha e a sua opinião explicadinha! Já quero ler esse livro!
    Rs

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor.
    Esse livro está na minha lista de desejados desde quando vi sua capa.
    Adoro releituras de contos de fadas e suas impressões me deixaram curiosa, pois senti que o livro é profundo e belo. E que mostra personagens com problemas e não só felicidade eterna.
    Espero ler em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Olá linda,

    Confesso que não gosto muito de conto-de-fadas, mas como você comentou que a releitura é bem original e narrada por uma personagem que dar uma visão distinta da original, despertou minha curiosidade pelo livro, além da capa linda.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. eu estou com vontade de ler esse livro sim, Greice, a trama parece ser ótima!
    gosto dessa moda de recontos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi *---*

    Esse livro está dividindo bastante as opiniões, há aqueles que acharam arrastado e aqueles como você que adoraram. Eu creio que ficaria em cima do muro, pois adoro recontagem de contos de fadas mas odeio descrições em excesso. Adorei sua resenha, e concordo com você é muito difícil falar sobre uma obra que mexeu tanto conosco.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto, por isso disse que ele é bastante descritivo, sem muitos diálogos. POr isso muitos podem achar arrastado.

      Excluir
  9. Olá Greice,
    Confesso que o fato de o livro ser bastante descritivo e com pouco diálogos, me incomoda um pouco, pois é maçante mesmo, mas acho que a premissa desse livro é dão incrível que vale a pena ler!
    Desde o lançamento, estou curiosa para lê-lo e acredito que vá gostar muito da leitura.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não curto releituras e menos ainda princesas, logo, o meu bloqueio com este livro é enorme, mas tenho levado em consideração os mutos elogios que a obra tem ganho e achei interessante você citar que foi a melhor releitura que você leu. Talvez de uma chance no futuro, mas ainda não é o momento para conhecer o livro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li esse livro faz pouco tempo e eu gostei muito da leitura, achei a linguagem dele muito encantadora e justamente por não ter muita ação ou diálogo, foi que me fez ficar vidrada na história, são tantos detalhes que é impossível não querer ler pedacinho por pedacinho e se deleitar com a leitura. Você mencionou Unce Upon a Time , não sei se você conhece ou já leu a Saga Encantadas, mas se ainda não, você vai gostar.

      Excluir
    2. Sim, ele é cheio de detalhes e também fala da vida de Elise, o que é algo fora da vida do castelo e por isso também me encantou.

      Excluir
  11. Oie Greice!!!
    Menina me fala como não amar essa capa? desde que pus os olhos nela pela primeira vez me encontro totalmente apaixonada. Eu gosto muito das releituras contemporâneas de clássicos infantis, tenho uma amor enorme por eles. Apesar de ter que concordar que as vezes eles assustam um bucado. Nem tenho o que falar sobre sua resenha, está simplesmente perfeita! Espero gostar tanto da leitura quanto vc ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  12. É o primeiro livro que leio desse conto, onde é narrata por outra protagonista e por outro ponto, isso foi com certeza um ponto a favor e concordo completamente contigo a capa esta linda, foi a primeira coisa que me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Que resenha linda! Já vi alguns comentários sobre esse livro mas não sei muito bem o que achar. Queria ter começado ele, mas acabei me enrolando aqui e não rolou.
    Achei a resenha muito bem escrita e detalhada, impossível não querer fazer parte da história. A capa é realmente linda, solicitei por isso justamente e espero muito que faça boa leitura. A única coisa que me incomoda é essa descrição demais,não Sou fã... Mas veremos como vou reagir a isso!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo a você uma ótima leitura, depois conta o que você achou!

      Excluir
  14. Oie Greice, tudo bom??

    já li várias resenhas desse livro e todas tem um ponto em comum que é : acharam surpreendente. Todo mundo que leu amou a historia, achou que a autora apresentou um enredo muito original e com um final surpreendente. Acho que eu não vi uma resenha negativa!!! Cada vez que leio uma resenha dele, eu tenho mais vontade de ler!!!

    =)

    ResponderExcluir
  15. Oi Greice, eu sou super suspeita de falar pois adoro releituras de contos de fadas, e vendo que você gostou tanto desse livro e que foi o melhor para você, isso me anima mais ainda para ir atrás dele. Eu particularmente gosto muito da história da Bela Adormecida, então tenho certeza que irei amar esse livro.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi

    eu queria muito ler esse livro, mas sabe que uma coisa me desanimou? o fato de tu dizer que tem muita discrição, o que o torna maçante....puxa vida eu não gosto de livros assim!!!

    ainda quero ler, pois tua resenha está maravilhosa, mas agora vou com menos sede ao pote!!!!

    obrigada!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho adorado as ideias dessas releituras de conto de fadas que tenho visto por ai. Esse então me parece incrívelmente tocante. Adorei saber que a história gira mais em torno de Elise do que de Rosa parece bem diferente nesse aspecto. Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro, mas você me dizer que ele é descritivo me deixou com um pouco de preguiça.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Greice, tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro... essa capa é mesmo divina... sou dessas que compra e muito pela capa... mas o enredo criado, foi maravilhoso... me vejo curiosa desde as primeiras resenhas... não vejo a hora de poder ler... de verdade... o fato de ser Elisa que narra o livro, faz uma total diferença... talvez seja daí que veio o título do livro... porque a gente imagina algo e a autora nos traz outro bem melhor... curti... Xero!

    ResponderExcluir
  19. Oiiie Greice, tudo bom?

    Devo confessar que sou apaixonada por Clássicos de contos de fadas, desde a minha infância e carrego até hoje o meu amor por eles, entretanto, eu não consigo gostar de releitura de contos rs pois não consigo imaginar uma história que seja diferente para o meu lindo contos de fadas de quando eu era criança, por isso que fujo de releitura kkk Mas, confesso também que a Arqueiro arrasou nessa edição, compraria só pra ter na estante, mas não para ler kkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Eu já vi algumas resenhas sobre esse livro mas confesso que a sua foi a mais bacana e mais completa que já vi me dando uma visão bem maior sobre a obra. Se eu já queria ler antes agora então quero mais ainda. E assim como você me apaixonei por essa capa linda e eu particularmente adoro releituras de contos de fadas.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  21. Oi Gre,
    Feliz que tenha gostado tanto da releitura, realmente eu gostei mas achei muito detalhista, eu gosto das coisas um pouco mais leves e fluídas. Mas realmente foi uma recontagem que eu nem imaginava e isso por si só surpreende, assim como a capa que é linda. Não gostei das capas das edições estrangeiras. Mas gosto é gosto.


    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos